Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 16 de agosto de 2015

Park Way: área invadida pode se transformar em Parque Ambiental

Domingo, 16 de agosto de 2015

Do Blog Brasília, por Chico Sant´anna

Tucanos
O Park Way é rico em aves silvestres. Foto de Chico Sant’Anna
Por Chico Sant’Anna
A comunidade de moradores do Setor de Mansões Park Way, em particular os residentes às quadras de números 26 a 29 – que formam um setor específico à margem oeste da linha férrea da extinta RFFSA – estão apreensivos com os rumos da ocupação irregular do solo nessa região. Recentemente, uma grande área foi alvo de invasão e tentativa de grilagem nos fundos da quadra 28. Os moradores se mobilizaram e o Poder Público agiu impedindo – pelo menos provisoriamente -, a ação dos grileiros. Mas os moradores decidiram levar à frente a idéia de transformar uma grande área delimitada pelos fundos das quadras 27 e 28 em um Parque Ambiental. A proposta foi levada por uma comissão de moradores ao secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, que decidiu encampar a proposta e negociar sua implementação internamente nas instâncias do Governo do Distrito Federal.
É sabido que com o esgotamento das opções fundiárias dos tradicionais bairros do Distrito Federal, a chamada indústria imobiliária – tanto a legal e quanto a clandestina – tem olhado com cobiça os espaços verdes existentes no Park Way. São incontáveis os casos de deturpação do uso do solo no bairro. Seja por meio de desvio de uso das residências – casas de festas, escritórios, hotelaria e até garagem de ônibus – seja pela invasão e grilagem de áreas públicas.
Audiência Sema 3
A proposta de se criar um parque ambiental no Park Way foi levada por uma comissão de moradores ao secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, André Lima, que decidiu encampar a proposta e negociar sua implementação internamente nas instâncias do Governo do Distrito Federal.

A iniciativa dos moradores visa coibir a mais recente invasão na localidade e ao mesmo tempo, propor uma solução definitiva, que assegure a preservação dessas áreas verdes do Park Way.