Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 22 de outubro de 2016

Breno foi salvo! Jovem de 16 anos quase morre com apêndice supurada e demora no atendimento do HRG

Sábado, 22 de outubro de 2016
Breno, 16 anos, foi salvo esta semana pela luta da sua mãe e a atuação de Ana Maria Soares, conselheira tutelar, além, claro, da dedicada médica do Hospital Regional do Gama (HRG). Mãe e filho viveram verdadeira Via Crucis durante uma semana.

Na foto acima, vemos pontos na barriga do garoto, que estava com apêndice supurado, mas que não conseguia atendimento no HRG. Ele vomitava, urinava sangue, sentia enormes dores. A mãe se desesperava. Conseguiu em 17 de outubro ser consultado, mas o hospital não tinha sequer reagente para realizar exame de hemograma completo. E nem reagente para revelação de radiografia, o que acabou sendo feito no Hospital Regional de Santa Maria. Mas que demorou, prolongando o sofrimento, e colocando a vida do jovem em alto risco.


No dia 18 de outubro ocorria uma manifestação da comunidade pelo completo funcionamento da Pediatria, e pela reabertura da unidade de Pronto Atendimento Infantil do hospital. A manifestação foi coberta por emissora de TV, o que foi aproveitado pela desesperada mãe para apelar que seu jovem filho fosse atendido, fosse salvo.

Mas no dia seguinte (19/10) o garoto, já com o resultado do exame radiográfico, foi atendido por uma médica que, imediatamente após ver o exame, o removeu para o centro cirúrgico. Possivelmente, se houvesse mais algumas horas de demora na cirurgia, hoje Breno seria apenas mais um nas estatísticas daqueles que morrem sem atendimento adequado nos hospital do DF.

Assim, em relato resumido, Breno foi salvo por uma mãe que se desesperava, mas continuava a lutar e clamar que o Estado salvasse seu filho; por uma conselheira tutelar que não se intimidou com a burocracia e as deficiências do HRG e por uma médica que logo percebeu que ele —Breno— teria que ser operado imediatamente.

Breno foi, enfim, salvo!

E continuará a alegrar a família, apesar de sua história aqui relatada, sucintamente, revelar o quanto é grave o caos nos serviços públicos de saúde no DF.

Adiante imagens captadas pelo Gama Livre no dia 18/10/2016, e que mostram o desespero de uma mãe ao ver o Estado negar ao seu jovem filho atendimento médico digno.