Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Lixo: uma sujeira que custa mais de meio bilhão ao DF

Domingo, 3 de fevereiro

Do
Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Por de trás dessa realidade corre muito dinheiro. Em 2018, o orçamento do SLU foi de R$ 556 milhões. Mais de meio bilhão de reais. Desse total, R$ 427,4 milhões foram destinados a remunerar as empresas terceirizadas que operam a limpeza pública. O lixo é uma mina de dinheiro.

Por Chico Sant’Anna
É inconcebível como Brasília, uma cidade moderna, não consegue cuidar do lixo urbano que produz. O sistema consome mais de meio bilhão de reais e é ineficiente. Não há coleta seletiva eficaz e os pontos de entrega voluntária – PEV são inadequados e incapazes de dar vazão ao volume de rejeitos produzidos.

No período de janeiro a setembro de 2018, foram coletadas pelo SLU 589,7 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares e de varrição. Desse total, 97,57% – quase a totalidade -, foram enterrados nos aterros sanitários do DF. Não foram reciclados.

Das 575.3 mil toneladas de rejeitos aterrados, 540,5 mil toneladas foram no recém-inaugurado Aterro Sanitário de Brasília (ASB). Isso tudo sem contar com quase um milhão de toneladas (991,6 mil toneladas) de podas e galhadas aterradas no antigo lixão da Estrutural. Nesse mesmo período, a coleta seletiva se limitou ao recolhimento de 22.391 toneladas de materiais recicláveis. Os dados estão no portal do Serviço de Limpeza Urbana – SLU.

Clique aqui e Leia a íntegra

=============
Do Gama Livre, algumas postagens sobre o lixo:

O Boca do Inferno tinha razão. Falta verdade, honra, vergonha        Domingo, 6 de dezembro de 2009

Contrato de coleta de lixo no Brasil é lixo podre   Quinta, 1 de março de 2012


Lixo acumulado incomoda moradores do Gama   Segunda, 22 de dezembro de 2014

O lixo de Brasília continua fedendo   Sexta, 24 de junho de 2011

Lixo: (Des)Legado da Copa   Domingo, 2 de abril de 2017