Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

MPDF deflagra segunda fase da Operação Checkout. Alvo é a Gerência de Hotelaria da Secretaria de Saúde do DF, que teria direcionado licitações

Terça, 20 de fevereiro de 2019
Do MPDF
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado(Gaeco), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), deflagrou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a segunda fase da Operação Checkout. As investigações são conduzidas em conjunto com a Força-tarefa de Combate à Corrupção na Saúde e visam desarticular esquema criminoso montado dentro da então Gerência de Hotelaria da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) para direcionar licitações.
Nesta fase, estão sendo cumpridas diligências no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), no Guará e na cidade de São Caetano do Sul/SP, numa empresa de turismo. As investigações apontam pagamento de propina a servidores públicos da SES/DF.
A primeira fase da Operação, deflagrada em junho de 2018, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Ministério Público investiga servidores da SES/DF e funcionários de empresas privadas envolvidos na possível fraude à licitação e corrupção na compra de macas, leitos de hospitais e outros tipos de mobiliários para unidades da rede pública. O esquema teria ocorrido em 2014, e as provas apontam para crimes de dispensa ilegal de licitação, fraude à licitação, emprego irregular de verbas do SUS em finalidades diversas das previstas em lei, inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva e ativa e organização criminosa.