Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Leonel Brizola fez mais de seis mil escolas. Parece inacreditável [vídeo]

Quinta, 21 de fevereiro de 2019

O governante que mais construiu escolas na história é um gaúcho pobre, órfão de pai, jardineiro, agregado doméstico em família metodista, depois engenheiro e servidor público concursado. É Leonel de Moura Brizola, de Carazinho (RS), governador do RS e duas vezes governador do Rio, que só não se elegeu presidente da República por força de aliança entre a direita, a Rede Globo e a esquerda que a direita gosta.

Jamil Haddad, Oscar Niemeyer, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro (foto: Acervo Fundar)
O jornalista Osvaldo Maneschy encontrou um raro documentário desde o início da epopeia educacional em solo gaúcho nos anos 50. Depois, chega-se aos Cieps (seis mil escolas no RS; 500 no RJ), projeto que reuniu (veja!) Brizola, Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e o engenheiro/calculista José Carlos Sussekind.

No documentário, vê-se a intensa mobilização política e popular de Brizola pra avançar a saga educacional no Rio Grande. Quanto ao Sambódromo, Darcy Ribeiro explica: “São cinco Cieps. É um escolão pra cinco mil, que durante uma semana empresta seu espaço pro carnaval”.


Vamos subir esse documentário pro YouTube, a fim de dar nossa contribuição à sua divulgação. Brizola vive! O trabalhismo resiste. O nacionalismo é a força que nos agrega.

Fonte: Agência Sindical