Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 7 de dezembro de 2019

Secretário-Geral da Anistia Internacional renuncia devido à saúde

Sábado, 7 de novembro de 2019

Olá,  
Espero que esteja bem.
Lamento informar, em nome da Anistia Internacional que, seguindo orientação médica, Kumi Naidoo, Secretário Geral da organização, tomou a decisão de renunciar a sua posição devido a razões relacionadas à saúde. Sua renúncia foi aceita pelo Conselho Internacional.
“Há muito tempo considero a Anistia Internacional um dos ativos globais mais importantes da humanidade e é com o coração pesado que tomei a decisão de renunciar à minha posição. Agora, mais do que nunca, a organização precisa de um Secretário-Geral que esteja em boa forma e possa cumprir seu mandato com a vitalidade que esse papel, essa instituição e a missão dos direitos humanos universais merecem ”, disse Kumi Naidoo, Secretário Geral da Anistia Internacional.
“Foi um grande privilégio trabalhar com nossa equipe e voluntários excelentes e comprometidos no Secretariado Internacional, bem como com nossas Seções. Fui inspirado pelo trabalho importante e corajoso que está sendo realizado pelo nosso movimento. Mas, devido à minha saúde, não tenho escolha a não ser tomar essa decisão dolorosa e renunciar. Preciso recuperar minha saúde e descobrir uma maneira mais sustentável de continuar contribuindo para a luta pela justiça no futuro.”
Kumi tomou a decisão de deixar o cargo após aconselhamento médico, depois que uma condição médica pré-existente piorou nos últimos meses.
O Conselho Internacional da Anistia Internacional aceitou sua renúncia e a Secretária Geral Adjunta, Julie Verhaar, já assumiu o cargo de Secretária Geral em exercício até que um substituto(a) seja recrutado(a). 
Kumi continuará honrando seus vários compromissos assumidos há tempos durante o mês de dezembro, desde que seu estado de saúde permita. Ele está empenhado em uma transição cuidadosa e - e ele deixará o cargo em janeiro, quando iniciará um período de licença médica.
Nós da Anistia Internacional Brasil e de todo o movimento somos muito agradecidas (os) pela enorme contribuição e liderança que Kumi dedicou à  defesa dos direitos humanos ao nosso lado.
Seguimos atuantes e comprometidas(os) com os direitos humanos para todas e todos. E, mais uma vez, agradecemos o seu inestimável apoio.
Um abraço,
Jurema Werneck
Diretora Executiva