Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Vote 80! Mais um partido político é legalizado pela Justiça Eleitoral

Terça, 10 de dezembro de 2019
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

O UP, que leva o mesmo nome da coalizão partidária de esquerda que elegeu, nos anos 70, o presidente chileno, Salvador Allende, é fruto das Jornadas Populares de Junho de 2013. Seu presidente provisório é Leonardo Péricles, jovem negro, ativista de movimentos de moradia e residente na Ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte (MG).

Por Chico Sant’Anna
Vem ai um novo partido político. Não me refiro ao direitista Aliança pelo Brasil. Antes dele, um novo partido de esquerda surge no espectro partidário nacional. Trata-se do Unidade Popular pelo Socialismo – UP. O seu registro eleitoral foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral -TSE na noite do dia 10/12. Ele não saiu do racha de nenhuma costela de partidos progressistas já existentes, como ocorreu com o PSTU, PCO e Psol, todos surgidos a partir de divergências internas no PT.

Presidente do Psol-DF, o distrital Fábio Félix, diz achar importante o nascimento de um Partido que é construído a partir da luta social. “A Unidade Popular tem um programa de reorganização da esquerda e deve somar na construção de um campo social de resistência a este governo de extrema direita. Espero que possamos ter grande parceria nessa tarefa histórica de derrotar as ideias fascistas que tiveram crescimento no nosso país.” Quem também saúda a chegada do novo partido, é Jacy Afonso, presidente do PT-DF. “O UP vai fortalecer a esquerda no Brasil em defesa da Democracia”.