Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 28 de dezembro de 2019

Médicos de Hospital podem parar atividades a partir deste sábado

Sábado, 28 de dezembro de 2019
Terceirizados temem ser demitidos sem todos os direitos

Do site Ataque aos Cofres Públicos
Médicos do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, na Paraíba, podem parar as atividades a partir deste sábado (28).
A informação foi apurada com exclusividade pela repórter Pollyana Sorrentino, no programa Tambaú da Gente, da TV Tambaú. Segundo Magliano a decisão aconteceu após o fim do contrato com a Organização Social , Instituto Acqua, que gerenciava a unidade hospitalar.
Nesta semana, o governador João Azevêdo (sem partido) determinou o fim dos contratos com todas as Organizações Sociais em hospitais da Paraíba. A deliberação foi um efeito
das investigações da Operação Calvário, que apuram o desvio de verbas públicas na área da saúde por meios de OSs e empresas por elas quarteirizadas.

Geralmente, quando polêmicas e escândalos envolvendo OSs emergem nas administrações públicas, os primeiros a sentirem os efeitos são os profissionais por elas contratados, que muitas vezes ficam com salários atrasados ou são demitidos sem receber as verbas rescisórias.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os representantes do Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (SIMED-PB) e o CRM conversa com o secretario de Saúde, onde esclareceram que todos os trabalhadores do Hospital de Trauma estão cientes de como será mudança administrativa.
A secretaria ainda informou que os funcionários ficam na gestão direta até abril de 2020, quando a fundação PB Saúde assume as atividades de administração. Os novos contratos de trabalho serão feitos por meio da administração pública.
Nesta sexta-feira (27), João Azevêdo nomeou Leonardo de Lima Leite para administração do Hospital de Trauma.
Fim das OS
Os contratos com as organizações sociais devem ser encerrados entre o mês de dezembro e de fevereiro, prazo final do último contrato com OS.

No caso do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, a gestão está sob responsabilidade do Instituto Acqua até este sábado (28). A administração do Ipcep no Hospital Geral de Mamanguape também se encerra neste sábado.
Inicialmente, todas as unidades voltam para a administração da Secretaria de Saúde, mas depois serão incorporadas à Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). A criação dessa autarquia está tramitando na Assembleia Legislativa da Paraíba.
A expectativa do governador é a de que a PB Saúde possa ser aprovada em fevereiro. Com isso, o decreto de criação sairia em março e já em abril os hospitais comecem a ser incorporados.