Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Procuradora regional recebe prêmio por sua atuação em defesa de memória e verdade

Quarta, 11 de dezembro de 2019
Do MPF
Eugênia Gonzaga, que presidiu a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, foi indicada no 4ª Prêmio Alceri Maria Gomes da Silva
Foto da procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga
Eugênia Gonzaga (Foto: Ascom/PRR3)
A procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga vai receber, nesta quinta (12), o 4º Prêmio de Direito à Memória e à Verdade “Alceri Maria Gomes da Silva”, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. A entrega da premiação será às 19 horas na Sala de Exposições da Praça das Artes, na Avenida São João, 281, durante o 7º Festival de Direitos Humanos, promovido pelo município.

O Prêmio Alceri Maria Gomes da Silva homenageia pessoas físicas e jurídicas que atuam na preservação da memória e na busca da verdade, em relação às violações aos direitos humanos cometidas durante o período da ditadura militar. As indicações foram feitas até o dia 8 de novembro pela sociedade civil em geral, por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pela Prefeitura.
Eugênia Gonzaga é membro do Ministério Público Federal desde 1997. Teve como principais áreas de atuação a tutela coletiva de direitos fundamentais, com ênfase na promoção de direitos das pessoas com deficiência, e nas questões relativas à violação de direitos humanos durante a ditadura militar. Ela presidiu a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos de 2014 até agosto de 2019, quando foi exonerada após ter se manifestado publicamente em defesa da família e da memória do desaparecido político Fernando Santa Cruz, em razão do ataque do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.
O Prêmio – Instituído em 2016, após deliberação da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, o prêmio homenageia uma pessoa que tenha se destacado na defesa do direito à memória e à verdade e faz também duas menções honrosas, a uma pessoa física e a uma instituição. Neste ano, receberão as menções honrosas o ex-deputado federal Jean Wyllys e a Ponte Jornalismo, agência de comunicação focada em segurança pública e direitos humanos. As escolhas são feitas por um júri independente, a partir de indicações feitas pela sociedade civil.
O prêmio leva o nome de uma militante política nascida no ano de 1943 em Cachoeira do Sul e morta em 1970, na cidade de São Paulo, por aparelhos da repressão estatal. Seu corpo jamais foi encontrado. Ela se engajou no movimento operário em sua cidade natal. Mudou-se para São Paulo em 1969 e teve atuação na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) durante a ditadura, antes de ser morta.
Serviço
7º Festival de Direitos Humanos
4ª Prêmio Alceri Maria Gomes da Silva
Sala de Exposições da Praça das Artes
Avenida São João, 281 
Dia 12/12/2019 - 19h