Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 9 de junho de 2020

Hoje (9/6) - LANÇAMENTO DO PROJETO - OLHAR NAIF NOS TEMPOS DO COVID 19

Terça, 9 de junho de 2020


Um olhar Naif nos Tempos da Covid-19

Projeto internacional de exposição virtual com o tema da crise sanitária é lançado para a valorização do artista naif.
Nesses tempos difíceis pelos quais estamos passando — distanciados de familiares e amigos, vendo a economia do planeta em declínio, com suas consequentes crises sociais, além do convívio diário com o medo de um inimigo invisível — as artes em geral, mesmo que afetadas em cheio, ressurgem belas e fortes como o Mito da Fênix descrito na mitologia grega. 
Foi pensando nessa crise artística do segmento naif que um pool de pessoas, instituições, galeristas, comunicadores e colaboradores lançaram, nacional e internacionalmente, o projeto “Um olhar Naif nos Tempos da Covid-19”,  um  movimento para a valorização da arte naif, cuja proposta é criar um retrato  desse momento, e ao mesmo tempo colaborar na abertura de espaços para ampliar as condições socioeconômicas desses artistas.

Trata-se de proporcionar visibilidade ao artista naif através de sua participação, inicialmente, de uma mostra virtual internacional, e no pós-pandemia mostras físicas, sustentadas por fortes parceiras como institutos, museus, festivais, bienais, mostras e salões.
Aos artistas caberá única e exclusivamente retratar esse momento de crise sanitária, ambiental, política e social por meio de registros feitos por pintores naifs brasileiros e estrangeiros.
A partir das inscrições realizadas, haverá uma exposição virtual, por um ano, nos sites www.ciaartecultura.com.br  e www.blombo.com, com ampla divulgação e com links em todos os sites dos parceiros institucionais mundo afora.

INSCRIÇÕES: 
As inscrições das obras em torno desse tema podem ser feitas até dia 30 de junho, através do envio da foto da obra de boa qualidade (com descrição de título, técnica, dimensões e valor, contendo nome artístico, endereço completo, telefone e CPF do artista. 
O envio pode ser feito por e-mail ou whattsap para barthonaif@gmail.com  ou +55 61 996611935 
Organização : Odécio Visintin Rossafa Garcia – 55 61 996611935
                          Oscar D Ambrosio - 
                          Paco de Assis - 55 11 985 711766 

OLHAR NAIF NOS TEMPOS DE COVID 19 REGULAMENTO 
A Cia Arte Cultura e Barthô Naif tornam público nacional e internacionalmente o regulamento da exposição virtual OLHAR NAIF NOS TEMPOS DE COVID 19 que se realizará no período de 16 de julho de 2020 a 16 de julho de 2021. 
1. OBJETIVO— Divulgar as produções dos artistas visuais em linguagem naif em plataformas digitais de exposição e venda, 
2. PROPOSTA— O que é um olhar? É uma forma de interpretar a realidade. É por meio das artes plásticas que se torna possível desenvolver uma inteligência visual que permita construir caminhos que auxiliem a ter uma visão simbólica mais rica daquilo que fomos, do que somos hoje e das veredas a percorrer no futuro. 
A arte naif tem mecanismos próprios de lidar com que chamamos de realidade. Seja pela construção de paisagens coloridas idílicas e edênicas ou pela visão crítica dos fatos da realidade, ela traz diferenças estilísticas e temáticas de profundas diferenças culturais, embora unificadas pela autenticidade e pela apresentação de características visuais próprias. 
Perante o coronavírus, os artistas naifs são convidados a mergulhar nas sutilezas de um momento histórico único, marcado pela doença e pela morte, mas, ao mesmo por um espírito de reconstrução. E de renovação e de solidariedade. Ninguém sairá de 2020 do jeito que entrou. Isso inclui os artistas de modo geral, e os naifs, em especial, pela sua diversidade. 
A proposta deste projeto é justamente que cada criador lance seu olhar naif sobre a Covid-19 de maneira livre e independente, dando vazão às suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã em que toda manhã se possa acordar mais saudável e feliz. 
3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 3.1. Poderão participar do salão, artistas brasileiros e estrangeiros, residentes em qualquer país, que atendam aos requisitos estabelecidos neste regulamento, disponível também no site www.ciaartecultura.com.br. 3.2. Os artistas poderão participar apenas individualmente. 3.3. Cada participante poderá inscrever-se com 1 obra no início, acumulando uma por mês até o final da exposição de ano. 
4. SOBRE A INSCRIÇÃO 4.1. A inscrição poderá ser efetuada gratuitamente até 30 de junho de 2020 
4.2. Enviar por e-mail ou whattsap: nome artístico, endereço completo, telefones, CPF, fotos das obras (com descrição de título, técnica, dimensões e valor) para barthonaif@gmail.com ou +55 61 996611935. 
5. SOBRE AS OBRAS 5.1. Os trabalhos deverão aludir ao tema: CORONAVÍRUS, COVID-19, PANDEMIA, ISOLAMENTO, CONFINAMENTO, QUARENTENA, ENTRE OUTROS QUE TENHAM COMO MOTE O DIFÍCIL MOMENTO DE SAÚDE PÚBLICA, ECONÔMICO E SOCIAL QUE O PLANETA ESTÁ VIVENDO EM TODAS AS ÁREAS E EM TODAS AS NAÇÕES, DE MANEIRAS DISTINTAS DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS LOCAIS. 
5.2 As fotos deverão estar em boa qualidade, sem reflexos de luz, em JPG ou PNG, sem que apareça qualquer imagem ao fundo da cena. 
6. NÃO SERÃO ACEITOS a. Trabalhos de artistas falecidos; b. Trabalhos que configurem cópias ou adaptações de obras existentes; d. Os trabalhos sem assinaturas e. Dípticos ou trípticos deverão ser enviados na mesma fotografia 
7. SOBRE A APROVAÇÃO 7.1 Os organizadores poderão não aprovar as obras que julgarem não possuírem características que a defina com NAIF ou cuja fotografia não esteja de acordo com o exigido no item 4.2. 
8. SOBRE A EXPOSIÇÃO 8.1 A exposição acontecerá no período 16 de julho de 2020 A 16 de julho DE 2021 8.2 A exposição será hospedada no site www.ciaartecultura.com.br com chamada por link para o site de vendas www.blombo.com. O site www.fazendabarhonaif.com.br e outros parceiros também divulgarão o link para a plataforma de venda Blombô. 8.3 Os artistas que desejarem interromper, poderão solicitar por escrito a retirada da foto da exposição. 
9. SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO 8.1 As obras serão comercializadas por intermédio do site especializado em vendas de obras de arte www.blombo.com 9.2 Será acrescido o percentual de até 40% sobre o valor de venda estabelecido pelo artista, conforme declaração em anexo, para comissionamento e pagamento de taxa de administração da Blombô 9.3 A entrega ficará sob responsabilidade do artista que deverá cumprir o seguinte: a -Manter em sua posse da obra inscrita e informar aos organizadores caso não possa mais dispor da obra para que seja retirada do site ou substituída. b - Enviar em embalagem segura e asseada com protetor de papelão grosso na frente e no verso, seguido de plástico bolha ou semelhante e finalizado em papel pardo do tipo “kraft” para que causemos a melhor impressão possível ao cliente. c - As despesas de frete serão calculadas a partir do ateliê do artista até seu comprador e estarão incluídas no valor da venda, custeadas pelo comprador. A Barthô Naif é co-responsável nesta operação e logística. 
10. Obras danificadas durante o transporte deverão ser renegociadas com o comprador para reparos, restauração ou a devolução do pagamento total efetuado pelo cliente-comprador, sendo o artista e a Barthô Naif responsável pelos ajustes necessários. 
11. DISPOSIÇÕES GERAIS Ao inscrever-se o artista concorda que os organizadores utilizem a imagem da obra e informações sobre sua trajetória nos veículos que possam facilitar a realização de negócios. 
12. CRONOGRAMA Recebimento da foto da obra: até 30 de junho de 2020 Colocação nos sites Blombô e Cia Arte Cultura – até 15 de julho de 2020 Abertura da exposição: 16 de julho de 2019 Período de exposição: 16 de julho 2020 a 16 de julho de 2021 
Equipe: Odecio Visintin Rossafa Garcia- +55 61 996611935 – barthonaif@gmail.com Paco de Assis - +55 11 98571 1766 Oscar D ́Ambrosio 

Parceiros