Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 1 de junho de 2020

JÁ RECONQUISTAMOS AS AVENIDAS: É NOSSO MELHOR MOMENTO EM 2020!

Segunda, 1 de junho de 2020
Do Blogue Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti

"Quem afrouxa na saída
ou se entrega na chegada,
não perde nenhuma guerra
mas também não ganha nada"
(Geraldo Vandré)

Enquanto a esquerda domesticada prioriza eleições municipais, as torcidas organizadas do futebol tomam seu lugar no que realmente importa: levar às avenidas a indignação nacional contra nosso pior presidente da República em todos os tempos.

Há quem deveria regozijar-se por ver afinal brilhar a chama da resistência, mas preferiu criticar aqueles valentes que, correndo o risco de se contaminarem com o coronavírus e de serem barbarizados pelas polícias estaduais, foram dar um basta! ao celerado que está destruindo o país e exterminando brasileiros com sua postura genocida diante da Covid-19.

As lutas sociais sempre foram  grandes devoradoras de caracteres. É nos momentos decisivos que constatamos quem conserva intacto seu espírito de luta e quem perdeu o trem da História.

Durante minha militância de mais de meio século sempre preferi cair lutando do que me preservar para oportunidades futuras que nunca chegam. A hora de lutar é sempre agora!

O que não implica quixotismo. Em cada momento, devemos ir até onde a correlação de forças permite. Quem prega a luta armada neste momento é um insensato. Quem prega a omissão abúlica diante de todos os desmandos e abusos e um pusilânime. 

Temos de estar preparados para sofrer por nossas convicções, trocando o olho por olho, dente por dente pela superioridade moral. É tempo de Gandhi e não de Guevara, mas lembrem-se: ambos conseguiram libertar países pelos quais lutaram.

Por último, fingirmo-nos de estátuas em nada ajuda nossa causa. Quando brasileiros morrem como moscas devido à administração caótica da crise sanitária, não podemos permanecer de braços cruzados, à espera de que os poderosos deem um jeito de remover o bode que colocaram na sala e agora está inclusive atrapalhando os negócios deles.

Primeiramente porque já o deveriam ter feito há muito tempo (crimes de responsabilidade existem aos montes!), então o medo da explosão social talvez seja o ingrediente que falta para lhes cair a ficha de que a solução tem de chegar com urgência.

Depois porque, se forem apenas os poderosos a agirem em nome da Nação, serão os interesses deles que prevalecerão na montagem do novo esquema de poder.
   

Ou seja, tenderá a repetir-se 1985, quando a esquerda deixou-lhes a iniciativa após a rejeição da emenda das diretas-já e se condenou (condenando os brasileiros) a governos desastrosos como os de Sarney e Collor. 


É fundamental nossa firme participação na aliança que se formará para a salvação nacional. Se nossa pasmaceira recente impede que sejamos a força dominante no processo de desfascistização do Brasil, força insignificante é que não podemos ser!

Então, este domingo nos apontou o caminho a seguirmos doravante. Já reconquistamos as avenidas: é nosso melhor momento em 2020! 

Precisamos mantê-las nossas até a vitória, pois não há tempo a perder. Temos um país para reconstruir! (por Celso Lungaretti)