Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Amanhã é o aniversário da minha cidade dos favos de mel!

 Quinta, 7 de outubro de 2021




Amanhã é o aniversário da minha cidade dos favos de mel! 

Por Juan Ricthelly

Costumamos comemorar o aniversário do Gama no dia 12 de Outubro, e a maioria das pessoas acredita realmente que é nessa data o aniversário de nossa amada cidade, mas a verdade é outra e por sorte temos um registro histórico que confirma isso.

Estudando um dia sobre a história de nossa cidade encontrei uma matéria de capa do Correio Braziliense de 9 de Outubro de 1960 com o título NASCEU ONTEM A CIDADE DO GAMA.

Me emocionei imediatamente enquanto lia pela primeira vez, e ainda me emociono ao revisitar esse arquivo histórico tão importante, pois é possível compreender o que levou essa cidade a ser criada.

Antes de um cidadão de Brasília, sou um cidadão do Gama e encerro essa declaração de amor com o fragmento de um poema que escrevi faz algum tempo:

Já estive em cidades maiores e menores,
Mais ricas, mais pobres e mais conhecidas
Até mesmo em cidades mais belas já estive,
Mas nenhuma delas era o meu lar,
Nenhuma delas era a minha casa
Nenhuma delas tinha o mesmo ar
Nenhuma delas era o Gama,
A cidade de quem ama.
A cidade que eu amo.
A cidade que me ama.


#gamadf

https://www.instagram.com/p/CUusvlrLkyg/?utm_medium=share_sheet

==============
Do Blog Gama Livre:
Conheça mais um pouco sobre a inauguração da nossa querida cidade do Gama, DF. Clique aqui e veja postagem de 8 de outubro de 2019 aqui mesmo no Blog Gama Livre.

É um texto do Juan Ricthelly, que esclarece bem, e com provas, o dia em que o Gama foi parido, passou a existir como cidade. É o nascimento de  "papel passado", "certidão de nascimento", em razão do parto ocorrido. Necessário observar que a postagem é de 8 de outubro de 2019, portanto quando o Gama completava 59 anos de idade. Hoje, já é uma sessentona, 60 anos e mais um.

Apesar de todas as perversidades que autoridades, incluindo deputados distritais, e também especuladores imobiliários, fizeram com a nossa cidade, especialmente nos últimos  14 anos, essa sessentona continua bonita. Não tanto quando era antes desses 14 anos. Mas a amamos assim mesmo. 

O autor dos textos, o de hoje e o de 8 de outubro de 2019, é filho do Gama, advogado, líder comunitário, militante ambientalista e inquieto morador da cidade.