Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 9 de outubro de 2021

Pinho: "Leilão fracassou porque falta competência às empresas"

Sábado, 9 de outubro de 2021

                                                           AEPET acervo

Multinacionais não se interessaram em explorar áreas sem a parceria da Petrobrás, com sua expertise

Na semana em que a Petrobrás completou 68 anos, o presidente da AEPET, Pedro Augusto Pinho, afirmou ao programa Faixa Livre que a empresa foi criada em um dos raros momentos da política brasileira em que civis e militares se uniram. O presidente da AEPET ressaltou que hoje o Brasil pode gerar energia renovável e também dispõe da competência da Petrobrás para garantir sua autonomia energética.

A importância dessa competência ficou mais uma vez evidente no fracasso do novo leilão de blocos de petróleo e gás, realizado na última quinta-feira (07), pois as multinacionais não se interessaram em explorar áreas sem a parceria da Petrobrás, com sua expertise. Foram negociadas apenas cinco das 92 áreas oferecidas. "O leilão fracassou porque falta competência técnica às petroleiras. O lucro é distribuído a acionistas e deixam de investir em tecnologia", ponderou Pinho.

O presidente da AEPET voltou a criticar a política de preços por paridade de importação (PPI) e questionou a solução proposta pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), de modificar o cálculo do ICMS dos combustíveis para reduzir o preço da gasolina e do óleo diesel no país.

Clique aqui para ouvir a entrevista de Pedro Augusto Pinho
------------

Fonte: AEPET —Associação dos Engenheiros da Petrobrás