Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 2 de outubro de 2021

"O grande mérito da CPI da Covid-19 foi mostrar que a tragédia é deliberada"

Sábado, 2 de outubro de 2021

IHU
Instituto Humanitas Unisinos

“O grande mérito da CPI da Covid até o momento foi mostrar que isso foi deliberado. É isso que deixa todos nós horrorizados. Deliberado pelo próprio governo federal” declarou Rosana Onocko Campos, presidente da Abrasco, em entrevista à Rede Brasil Atual, na semana passada (24/9).


Vice-presidente e presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues e senador Omar Aziz. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado. 

A reportagem é por Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco, 01-10-2021.

A professora da Unicamp referiu-se às atitudes e/ou omissões do governo de Jair Bolsonaro no controle da Covid-19, e das mortes, no Brasil.

Rosana também comentou sobre a investigação da Prevent Senior, empresa suspeita de praticar ações antiéticas e anticientíficas: “Não se trata de uma coisa banal. Se as coisas aventadas na CPI forem verdadeiras, estamos falando quase de crime de lesa-humanidade. Estamos falando de pesquisas não autorizadas com seres humanos. Acho que depois de (Josef) Mengele não se tinha outra situação como essa”. Mengele foi um médico nazista que promoveu experimentos em humanos durante a Segunda Guerra Mundial.

Clique para acessar a entrevista completa.

A presidente da Abrasco comentou, ainda, sobre carta da Frente Pela Vida enviada à CPI da Pandemia, onde as entidades científicas da saúde solicitam que “os responsáveis pelo desastroso manejo da pior crise sanitária da nossa história não fiquem impunes, que sejam julgados no rigor da lei e, comprovados a culpa e o dolo, sejam punidos pelos crimes que lhes sejam atribuídos”. 

 

Leia mais