Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Monsanto é acusada de esconder riscos do glifosato

Terça, 14 de junho de 2011
Da Radioagência NP

Um relatório produzido pela Earth Open Search mostrou que é de conhecimento da multinacional Monsanto, desde 1980, os impactos negativos que o glifosato causa na saúde humana e animal. O glifosato é um princípio ativo do agrotóxico Roundup.

O documento retoma pesquisas que relacionam o glifosato a problemas reprodutivos. Em muitos casos foi comprovado o aumento da incidência de abortos em animais, além do desenvolvimento de pragas resistentes devido ao uso excessivo nas plantações. Combinado com outras substâncias, o glifosato pode provocar o surgimento de câncer de fígado.

No documento, a organização – que reúne pesquisadores de diversos países, incluindo dois brasileiros – acusa a União Europeia de ignorar os riscos do composto.

Utilizado no cultivo de soja transgência, o Roundup é o veneno do gênero mais vendido no mundo. A Monsanto estima que neste ano sejam produzidos e comercializados um bilhão de quilos do produto em todo o planeta.

O Brasil está em primeiro lugar no ranking dos países que mais usam agrotóxicos no mundo. Para se ter uma ideia da dimensão, é como se cada brasileiro consumisse, ao longo do ano, mais de cinco litros de veneno.

De São Paulo, com informações da Operamundi, da Radioagência NP, Jorge Américo.
14/06/11