Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 1 de novembro de 2014

Bahia: o marketing do desespero e da fé

Sábado, 1º de novembro de 2014
Lembra aquela camisa que o Esporte Clube Bahia, ex-Esquadrão de Aço, jogou recentemente com o Flamengo? Pois ela está de volta. Ressurge num momento bastante emblemático e acho que – apesar do desespero da torcida, do time de segundona e olha que prima ir para a Terceira Divisão como porcaria que está, e do péssimo momento – seu lançamento como caça-níquel é acertado pelo pessoal do Marketing.

A camisa que tem a imagem da fitinha do Senhor do Bonfim, as conhecidas Medidas do Bonfim, tem a cara do torcedor do Bahia: aquele que nos últimos campeonatos e há bastante tempo, está sempre à beira de nervos, na loucura, no desespero e resignado, penitente, pedindo ajuda a Deus, Oxalá e quem mais que venha e sempre de joelhos aos pés do Senhor do Bonfim.

A camisa foi feita, justinha, para que o torcedor possa vestir e subir a Ladeira do Bonfim lascando os joelhos e o tecido apropriado para enxugar lágrimas, chorando pitangas. A camisa custa R$ 170 para quem não é sócio e conhecendo o torcedor do Bahia ele vai comprar uma para ele, outra para a mulher, uma para o filho e uma para o sogro ou cunhado.  

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Fonte: Jolivaldo Freitas —Tribuna da Bahia