Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

#tomavergonhadeputado: Brasília pressiona contra blindagem a distritais

Terça, 25 de novembro de 2014
Assim como ocorreu em abril, quando a população foi às redes sociais protestar contra a "gazeta" oficializada e pediu #vaitrabalhardeputado, projeto que dá superpoderes a parlamentares distritais também ganha repúdio: #tomavergonhadeputado

Almiro Marcos — Correio Braziliense

Está nas mãos de 11 deputados a decisão a respeito da colocação em pauta, na sessão desta terça-feira (25/11), do Projeto de Resolução que praticamente inviabiliza a possibilidade de cassação de distritais. É o Colégio de Líderes que vai definir se o texto será apreciado em segundo turno, adiado ou mesmo engavetado. A proposta, apresentada em 12 de novembro e aprovada em primeiro turno na mesma data em tempo recorde, prevê que os parlamentares com ações criminais ou por improbidade administrativa na esfera judicial só poderão ter abertos contra si processos internos de cassação quando não houver mais qualquer possibilidade de recurso na Justiça.
Na prática, diante de tantos recursos judiciais, a proposta cria a situação de que um pedido de investigação interna só poderia ser feito cerca de 20 anos depois do fim de um mandato. "Eu reconheço que não houve a discussão necessária. Foi apresentado de maneira açodada", admite o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT).
A movimentação no sentido de blindar os deputados contra possibilidade de cassação gerou reações negativas na sociedade. Os parlamentares começaram a ser cobrados nas ruas e nas redes sociais. Uma repetição do que ocorreu entre maio e abril, quando houve uma tentativa de oficialização da gazeta, e a comunidade passou a cobrar os parlamentares por meio da hashtag #vaitrabalhardeputado. Agora, o projeto é considerado tão sem propósito que gerou outra tag: #tomavergonhadeputado.
O caso ganhou tanta repercussão que a bancada do PT reuniu-se para discutir uma saída. A proposta do partido é que o projeto seja retirado definitivamente da pauta e que o Código de Ética e o Regimento Interno sejam atualizados de maneira global.
Leia também:
============
Comentário (ou desabafo) do Gama Livre
#tomavergonhadeputado