Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O VLP, BRT, metrô, e a propaganda enganosa do GDF

Sexta, 4 de outubro de 2013
Obra feita ‘na galega’, com péssimo planejamento e pior execução. Construção de um sistema de transporte de massa já considerado obsoleto, mas que o governo do DF, não se sabe por quais cargas d’água (ou se sabe?) achou que deveria substituir o já planejado metrô,  coisa prometida em campanha de 2010 por Agnelo Queiroz na sua marcha para o governo do Buriti. Trocou um sistema moderno —e que atenderia da melhor forma possível as populações de Santa Maria, Gama, Recanto, Riacho Fundo— por uma coisa já apontada como ultrapassada.

“Gama ao Plano Piloto em 40 minutos” é uma das peças da propaganda do governo do DF. O governo alardeava por aí que se gastava 90 minutos do Gama ao Plano Piloto e que agora vai se levar apenas 40 minutos. Querem enganar a quem? Aos bestas? Noventa minutos num trecho de 30 quilômetros (até a rodoviária do Plano). Seria uma média de 20 quilômetros por hora. Observe-se que a maior parte do trajeto se dá em área com poucas paradas. Noventa minutos do Gama ao Plano Piloto só com as obras desse tal de VLP, ou quando os ônibus quebram e os passageiras têm que esperar os próximos para seguirem viagem.

E o custo das obras, que é do PAC, porque não é divulgado? Orçado em pouco mais de R$530 milhões, há algum tempo o VLP, pernosticamente divulgado como BRT, já havia ultrapassado os R$700 milhões. Muita grana para pouca coisa. E olha a qualidade do asfalto, principalmente entre o Balão do Periquito e a entrada do Gama. Cheinho de costelinhas.

Sequer o trecho do VLP no Plano Piloto está planejado e com licenciamento. Ou o governo Agnelo está considerando o sistema levando passageiro só da saída do Gama até a altura do Aeroporto/Candangolândia? 

Leia também: 
Agnelo abandona de vez as linhas 2 e 3 do metrô do DF 
Lobby tenta impor tecnologia atrasada de ônibus sobre trens, metrôs e VLTs.