Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Câmara Legislativa: do Outubro Rosa para o Novembro Azul

Terça, 29 de outubro de 2013
Depois da iluminação rosa em sua faixada externa em referência a campanha de combate ao câncer de mama nas mulheres, também conhecida como Outubro Rosa, a Câmara Legislativa deverá ter as luzes trocadas para a cor azul no mês de novembro, de maneira a alertar a sociedade sobre a necessidade da promoção de ações voltadas ao combate do câncer de próstata nos homens, que apenas em 2012 causou 130 mortes no Distrito Federal. Boa parte dos casos teve como principal vilão o preconceito e a falta de informação que dificultam o tratamento e até mesmo a cura da doença.
A iluminação rosa deveu-se a uma iniciativa da deputada Luzia de Paula, assim como a azul de novembro. Partiu dela um novo expediente encaminhado ao Presidente do Poder Legislativo local solicitando a troca de cores, buscando com isso inserir a Câmara Legislativa na campanha internacional denominada Novembro Azul, que tem por finalidade conscientizar os homens sobre a relevância da realização de exames preventivos do câncer de próstata e outras doenças.
A parlamentar apresentou duas propostas na Câmara Legislativa com o objetivo de proteger a saúde masculina. A primeira trata-se do Projeto de Lei nº 1.675/2013, que cria o Dia Distrital da Saúde do Homem, que deverá ocorrer em 19 de novembro, e a segunda refere-se ao Projeto de Lei nº 1.679/2013, que institui o Novembro Azul no Distrito Federal, voltado a esclarecer a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Fonte: gabinete da deputada Luzia de Paula