Sexta, 25 de outubro de 2013
Carolina Sarres, repórter da Agência Brasil*
O governo argentino formalizou hoje (25) a decisão de
devolver ao Estado o controle sobre a Linha Férrea Sarmiento, em Buenos
Aires, onde um trem descarrilou no último sábado (19) e deixou 80
pessoas feridas. O ministro do Interior e do Transporte da Argentina,
Florencio Randazzo, havia anunciado anteontem (23) que medidas de
segurança seriam tomadas pelo governo para evitar acidentes como o da
última semana. Essas medidas entram em vigor por meio de duas resoluções
publicadas nesta sexta-feira no Boletim Oficial argentino.
A primeira medida de segurança é o retorno do controle estatal sobre
a linha, com a rescisão do contrato com a Unidade de Gestão Operativa
Mitre Sarmiento (Ugoms, na sigla em espanhol). De acordo com a resolução
do ministério, a empresa não cumpriu seu dever ao permitir que a
prática do condutor Julio Benítez tenha levado ao acidente, informa o
texto. Na publicação, o ministério determina que a Ugoms tome as medidas
necessárias para rescindir o contrato de prestação de serviço e faça um
inventário dos bens envolvidos no acidente.
A segunda medida define que a Operadora Ferroviária Sociedade do
Estado, da administração pública, providencie a redução da velocidade
dos trens da Linha Sarmiento a 5 quilômetros por hora (km/h) 20 metros
antes de chegar à ponta da plataforma da estação de destino, mantendo
esse patamar até a parada total do trem. Outro ponto incluído nessa
resolução é a capacitação dos condutores, que, a partir de agora, terão
de fazer exames físicos e psicológicos conduzidos pela Aeronáutica do
país, com o objetivo de garantir que os testes tenham o mesmo nível de
rigor exigido dos pilotos são submetidos.
Nesta semana, foi anunciado pela Justiça argentina que os arquivos do disco rígido com as imagens da cabine do trem não poderão ser reparadas.
Por meio dessas imagens, as autoridades pretendiam averiguar o que
ocorreu no momento do acidente – especialmente em relação ao que foi
feito pelo condutor. Em depoimento à Justiça, Benítez disse que só
lembra de flashes do acidente.
No domingo (20), o juiz federal responsável pelo caso, Ariel Lijo,
analisou as imagens de uma câmera colocada em outra parte do trem e
constatou que a composição estava acima da velocidade permitida em
diversos setores da rota. Fontes ouvidas pelas autoridades também
informaram que os freios foram usados diversas vezes. O condutor será
acusado de dano intencional.