Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Pressione por escolas inclusivas de verdade

Quinta, 8 de setembro de 2016
Do http://www.meurio.org.br/

Pressione por escolas inclusivas de verdade

Oi,

Existem 13 mil alunos com deficiência na rede municipal de ensino, mas o descaso do prefeito Eduardo Paes e da secretária municipal de Educação, Helena Bomeny, com a educação inclusiva tem afastado muitos deles das salas de aula. Desde 2013, as famílias dessas crianças lutam para que os Agentes de Apoio à Educação Especial, profissionais responsáveis por mediar a relação desses alunos com a escola, sejam contratados. Infelizmente, dos quase 2500 aprovados no último concurso, menos de 150 exercem o cargo hoje.

Até o momento, Bomeny e Paes não deram nenhuma explicação para a não convocação de mais agentes, já que além dos concursados, existe orçamento aprovado. Com a realização das Paralimpíadas no Rio, a imprensa olhará com atenção para as condições das pessoas com deficiência na cidade. Essa é nossa oportunidade de pautar a falta de inclusão escolar no Rio e encurralar o prefeito e a secretária.

Temos pouco tempo para enviar milhares de emails de pressão antes do fim das Paralimpíadas para Paes e Bomeny, exigindo a convocação imediata dos mediadores. É inaceitável que a cidade-sede dos Jogos negue às crianças com deficiência acesso à educação!


 
Pressione agora!
Para que a educação carioca fosse inclusiva da verdade, foi criado, em 2013, o cargo de Agente de Apoio à Educação Especial. A lei determinou a necessidade de 3 mil agentes distribuídos por todas as escolas do município, sendo que mil deles deveriam ser contratados ainda este ano, de acordo com o orçamento aprovado para 2016.

Para contornar o problema da falta de profissionais, alguns colégios e o próprio Ministério Público têm sugerido a contratação de estagiários, o que não atende às necessidades dos alunos, já que eles não possuem treinamento adequado, têm carga horária reduzida e ficam poucos meses nos cargos, dificultando a criação de um vínculo com a criança. Por isso, precisamos pressionar pela convocação dos agentes de apoio à educação!

Por um Rio mais inclusivo,

Laura, Rodrigo e toda a equipe do Meu Rio

"A educação inclusiva é assegurada pela Constituição Federal, garante igualdade e diversidade nas salas de aula e é fundamental para que todos tenham capacidade de aprender livres de discriminação. Temos pouco tempo para lotar as caixas de email da secretária e do prefeito exigindo a contratação dos Agentes."

Fontes:
Crianças com deficiência são vítimas da exclusão nas escolas
Depoimento de mãe sobre situação da educação inclusiva no Rio