Sábado, 11 de junho de 2011
Da revista IstoÉ
Responsável por montar estrutura
de campanha petista em 2010, Benedito de Oliveira ressurge em Brasília e, em
menos de seis meses, ganha contratos de mais de R$ 50 milhões com o governo
federal
Sérgio
Pardellas
O empresário mineiro
Benedito de Oliveira, conhecido no PT como Bené, ganhou notoriedade na
Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pela maneira meteórica com que ampliou
seus negócios. Com serviços prestados ao governo por suas três empresas,
Gráfica Brasil, Dialog e Projects Brasil, Bené conseguiu, em apenas quatro anos
(2005-2009), sair de um faturamento de R$ 494 mil para R$ 87,3 milhões. Não
apenas em razão de seu tino comercial, porém, ele ocupou no ano passado o
centro dos holofotes da capital. Como um dos responsáveis por montar a
estrutura da campanha petista, Bené tornou-se personagem da eleição
presidencial quando foi flagrado num controvertido episódio. Ele participou da
famosa reunião do restaurante Fritz, em Brasília, onde representantes do
partido contratavam uma equipe de contrainformação para a batalha eleitoral. Na
esteira do escândalo, o empresário viveu dias amargos. Virou alvo do Tribunal
de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) e teve de
submergir. A saída de cena provocou uma redução de quase 60% no seu faturamento
em 2010.