Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Jabuticaba eleitoral

Quinta, 17 de outubro de 2013
Do Blog do Hélio Doyle
Só os desinformados, os ingênuos de sempre, as velhinhas de Taubaté e os mal-intencionados acreditam mesmo que as urnas eletrônicas brasileiras são totalmente à prova de fraudes. Ou seja, quando todos os sistemas de informática podem ser invadidos e manipulados, a nossa urna seria a única exceção em todo o mundo, inviolável e à prova de intromissão.

Há anos que especialistas em segurança digital alertam para os riscos de fraudes nas urnas eletrônicas, mas são refutados sem nenhuma argumentação forte em contrário. Uma alternativa para reduzir os riscos de fraude seria a adoção do voto impresso concomitante ao eletrônico, mas nem isso se aceita, sob a alegação de que a votação demoraria muito e custaria mais caro.

Alguns desses especialistas estiveram no Senado, que analisa um projeto que abole de vez o comprovante impresso do voto, e defenderam sua manutenção. Se prevalecer a opinião do senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, o voto impresso será adotado, como fazem outros países que usam urnas eletrônicas.

Aliás, por que nenhum país aceitou comprar as urnas eletrônicas brasileiras, se são tão boas e invioláveis?
- - - - - - - - - - - - - - - - -