Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cliente filma criança gritando ao ser retirada do Shopping Conjunto Nacional por seguranças

Segunda, 10 de novembro de 2014
 Vídeo foi postado em rede social. Estabelecimento diz que abrirá processo interno para apurar a denúncia

Jacqueline Saraiva — Correio Braziliense
Imagens feitas por uma cliente do Shopping Conjunto Nacional mostram três seguranças levando uma criança para fora do estabelecimento. O vídeo, de pouco mais de um minuto, foi postado em uma rede social na sexta-feira (7/11). Após ser agarrado pelos braços, o garoto chora e fala que os seguranças o estão machucando. Após passarem da catraca do estacionamento, o menino é liberado e foge correndo.

Veja o vídeo:


O vídeo já tem mais de 120 compartilhamentos, além de várias mensagens de apoio e reprovação pela atitude da jovem em filmar o ato dos seguranças. A publicitária Malu Rodrigues, 29 anos, desabafou sobre o que a criança teria feito para ser levada à força daquela maneira. “Enfiou a mão no prato de comida de uma madame. Incomodadíssimos com a minha presença, no final, eu já tinha desligado a câmera, mandaram eu levar o menino pra casa”, escreveu.
Em entrevista ao Correio, ela contou que havia acabado de chegar à praça de alimentação do shopping para comer uma pizza com uma amiga, quando ouviu a criança gritando. “Nem me interessei pelo que ele teria feito, mas fiquei chocada quando simplesmente o agarraram e levaram na maior brutalidade. Qual a necessidade de três homens para pegar uma criança?”, questionou. 
Quando percebeu que os três seguranças seguiam com o garoto para um corredor que dá acesso ao estacionamento, ela pegou o celular de dentro da bolsa e foi em direção a eles. “Comecei a filmar apenas para mostrar que eu estava vendo o que eles estavam fazendo e impedir qualquer mal que eles quisessem fazer com o menino”. Ela relata que um dos funcionários tentou segurá-la e depois começaram a colocar a mão na frente do celular e no rosto dela. Malu questionou por que eles agiam daquela maneira. “Foi aí que eles falaram que a criança tinha enfiado a mão na comida de uma cliente”.
Depois que foi levada para a área externa, a criança deixou a mochila que carregava cair no chão e saiu correndo. Malu Rodrigues pensou em guardar o objeto, mas por receio de não encontrar mais o garoto, preferiu deixar no local. Ela afirma que depois do episódio não viu mais a criança por lá.
Em nota, O Shopping Conjunto Nacional informou que já tem conhecimento do fato e que está apurando as informações. “O empreendimento abrirá processo interno e tomará as medidas cabíveis caso seja necessário”.
=========
Comentário do Gama Livre: Garota corajosa, e cidadã, essa publicitária Malu Rodrigues. Está de parabéns.
Uma dúvida: teria mesmo o garoto enfiado a mão no prato de uma cliente? Quem disse isso à Malu foi um dos seguranças. Dá para acreditar?