Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Projeto de lei apresentado agora à tarde (7/11) na CLDF dá o nome do arquiteto gamense Ariomar ao Parque Infantil da Praça 1 do Setor Leste do Gama

Quinta, 7 de novembro de 2019

Ariomar da Luz Nogueira morreu em 29 de novembro de 2016, aos 69 anos

O projeto tramitará na CLDF até votação em plenário


Filho de Babaçulândia, hoje Tocantins, veio para o Gama em 1963, quando ainda tinha 13 anos de idade. Estudou no histórico Colégio do Gama, hoje Centro de Ensino Médio 1 (CEM1), mas eternamente chamado carinhosamente pelos gamenses de CG. Cursou Arquitetura e Urbanismo na UnB, concluindo o curso em 1976.


Durante sua vida profissional de arquiteto e urbanista, projetou em torno de mil edificações e monumentos. Além de arquiteto ele foi um artista, projetando não só a famosa escultura “Periquito” no Balão em a DF 480 (que sai do Gama e vai até o Catetinho) se encontra com a DF 001. Desde a colocação da escultura nesse balão que todos passaram a chamar o local de “Balão do Periquito”. Pela ruas e avenidas do Gama não é raro encontrar alguma obra de arte que teve Ariomar como autor.

Na justificativa do projeto de lei apresentado hoje, o deputado distrital João Cardoso (do Avante) assinala que Ariomar “era um artista com alma de criança, prova é que boa parte de suas obras arquitetônica, quadros e esculturas tinham a criança como tema, por isso nada mais oportuno que conferir o seu nome ao parque infantil da Praça 1, do Setor Leste, da cidade que ele sempre amou.”

Ariomar recebeu em 1997 o título de Cidadão Honorário de Brasília por proposta de iniciativa do ex-distrital César Lacerda.
--------------

Leia também:

Um grito em defesa do Gama  — Artigo de Ariomar publicado no Gama Livre em 29 de junho de 2012


Autonomia Libertária  — Artigo de Ariomar publicado no Gama Livre em 8 de abril de 2017

Eles, O Estado/Governo e Nós, O Povo  — Artigo de Ariomar publicado no Gama Livre em 20 de março de 2015