Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 11 de outubro de 2020

Papa Francisco telefona ao Padre Julio Lancellotti e o anima a continuar junto dos mais pobres

Domingo, 11 de outubro de 2020

Do IHU — Instituto Humanitas Unisinos 

Papa Francisco é alguém que se expressa sobretudo a través de gestos, mostrando sua proximidade com a humanidade, especialmente com aqueles que sofrem. Desde o início do seu pontificado, ele manifestou sua vontade de fazer realidade uma Igreja pobre para os pobres. Ele sempre encontra um jeito para expressar sua proximidade para com os mais pobres e para com aqueles que escolheram caminhar com eles, como clara expressão de uma opção de vida sustentada no Evangelho.

A informação é de Luís Miguel Modino.

Neste sábado, 10 de outubro, ele fazia uma de suas ligações, algo que ele acostuma realizar com frequência. Desta vez, o destinatário era o padre Julio Lancellottti, Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, que num breve comunicado dava a conhecer sua conversa com o Papa Francisco, de quem disse que “falou comigo com toda simplicidade e proximidade, perguntando sobre a população de rua, como é nossa convivência com os irmãos de rua, quais as dificuldades que sentimos”.

O padre Lancellotti tem sido vítima de perseguições desde há vários anos pela sua defesa da população da rua, o que nas últimas semanas foi denunciado por ele mesmo, tendo uma ampla repercussão em diferentes meios. Como recolhe o comunicado, parece que o Papa Francisco é consciente dessa situação, “o Papa disse que viu as fotos que enviamos para ele e que sabe das dificuldades que passamos”.

Diante dessa situação o Papa Francisco tem animado o padre Julio a continuar com sua missão, que sem dúvida representa um grande testemunho para muita gente, inclusive fora do Brasil. Segundo o Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, o Papa disse que “não desanimemos e façamos sempre como Jesus, estando junto dos mais pobres”, sem dúvida um grande incentivo para alguém que não se deixa vencer pela idade e pelo cansaço.

Nesse sentido, podemos dizer que neste tempo de pandemia, o trabalho desenvolvido pela Pastoral do Povo da Rua em São Paulo tem mitigado o sofrimento de uma população que tem crescido exponencialmente nos últimos meses. O Papa Francisco pediu para transmitir ao Povo da Rua “o seu amor e proximidade”, e ao mesmo tempo, como acostuma fazer, pediu que rezem por ele, afirmando que ele reza por todos também.


Comunicado da Pastoral do Povo da Rua

Neste sábado, 10 de outubro, ás 14h15, recebi o telefonema de sua santidade o Papa Francisco que falou comigo com toda simplicidade e proximidade, perguntando sobre a população de rua, como é nossa convivência com os irmãos de rua, quais as dificuldades que sentimos.

O Papa disse que viu as fotos que enviamos para ele e que sabe das dificuldades que passamos, mas que não desanimemos e façamos sempre como Jesus, estando junto dos mais pobres.

Pediu para transmitir a todos os moradores de rua e que todos rezem por ele. Ele reza por todos nós também.

Padre Julio Lancellotti

Vigário Episcopal para o Povo da Rua

Arquidiocese de São Paulo 

Papa Francisco recorda o telefonema

Na oração do Ângelus, no domingo, 11-10-2020, o Papa Francisco, de improviso, referiu-se ao telefonema dado no dia anterior ao Padre Júlio Lancelotti. Eis as palavras do Papa:

"Na tarde de ontem, consegui telefonar para um velho padre italiano, missionário da juventude no Brasil, mas sempre trabalhando com os excluídos, com os pobres. E vive a sua velhice em paz: queimou a sua vida com os pobres. Esta é a nossa Mãe Igreja, este é o mensageiro de Deus que vai às encruzilhadas dos caminhos".

O vídeo pode ser visto e ouvido, em italiano, clicando aqui. O improviso do Papa Francisco pode ser conferido em 8min62s.

A alocução do Papa é publicada por Vatican News e o improviso é traduzido por Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

============

Leia mais: 

Júlio Lancellotti: 'Há uma ação de extermínio dos moradores de rua'