Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 1 de novembro de 2015

Artigo de Toninho do Psol sobre a truculência da PM de Rollemberg contra os professores e outras categorias

Sábado, 31 de outubro de 2015
Por Toninho do Psol*
Escrevi o artigo a seguir, analisando a truculência da Polícia Militar do DF contra professores e outras categorias em greve:
É o fim "dos tempos"!
Toninho do PSOLOuvi essa frase de uma mãe de alunos da rede pública de ensino da Ceilândia na noite de quinta feira, comentando a ação covarde, absurda e truculenta da Polícia Militar do Governo do Distrito Federal, a mando do governador Rodrigo Rollemberg, contra os professores em greve, demonstrando sua indignação com as cenas vistas pela televisão onde a tropa de choque da PM agrediu violentamente os manifestantes.
É um sério e grave retrocesso a repressão e a selvageria da violência policial utilizada contra os movimentos sociais, principalmente contra os professores e professoras em greve, como aconteceu no Rio Grande do Sul, no Paraná e agora no Disttito Federal, o que tem chocado a opinião pública do país.
Isso demonstra a farsa do slogan das milionárias campanhas publicitárias do governo federal sobre uma pretensa "pátria educadora". Ela não existirá enquanto os professores forem tratados na base da violência e não no diálogo e na negociação. Esse programa é mais uma farsa do governo de Dilma Roussef.
Os integrantes do MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto tem sido alvo da mesma truculência dos organismos policiais, bem como os demais movimentos que lutam pela reforma agrária e urbana no país.
Não bastasse a violência e a força bruta contra os sindicatos e os movimentos grevistas, assistimos ao fenômeno da judicialização da repressão utilizada em larga escala, onde representantes do Judiciário impõe pesadas multas às organizações dos trabalhadores, sempre agindo em prol dos governos. Em Brasilia não tem sido diferente.
É vergonhoso o que está acontecendo. O Judiciário vem agindo contra os interesses dos trabalhadores e suas organizações representativas, desconhecendo solenemente os direitos inscritos na Constituição Federal e nas Convenções Internacionais da OIT-Organização Internacional do Trabalho, que disciplina o direito à livre organização sindical e a proteção ao trabalhador. O Brasil é signatário dessa Convenção!
É triste e constrangedor, depois de décadas de lutas de resistência contra a ditadura militar e de mobilizações históricas em defesa da democracia e da participação popular, assistir o retrocesso e o autoritarismo de volta, patrocinado por governantes que se diziam pertencer ao bloco popular.
Nós, militantes e dirigentes do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade não vamos nos calar diante de tantas injustiças, violência e retrocesso nas liberdades. Nossos militantes estão nas ruas e assembléias, nos solidarizando com todos os setores que lutam por seus direitos.
Espero sinceramente que a população tenha aprendido a lição com essa história de horrores da política no DF, e possa, em um futuro próximo, mudar os rumos dessa crítica situação. Que o povo não seja mais enganado por essa banda podre da política local e nacional. Minha solidariedade a todos e todas que lutam contra as injustiças desse governo!
Fonte: Facebook de Toninho do Psol