Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Lula não ganhará o Prêmio Nobel; Paulo Guedes: Sedutor, otimista, sempre exagerado; Brumadinho: a desumanidade da irresponsabilidade

Quinta, 7 de outubro de 2019
Por
Helio Fernandes (Blog da Tribuna da Imprensa)


LULA NÃO GANHARÁ O PRÊMIO NOBEL
Mas seria sensacional como represália. Só que a Academia da Suécia não resiste a pressões, como aconteceu em várias oportunidades. Como ocorreu com a candidatura de Don Herder Câmara.

Um cidadão da Argentina, Perez Esquivel, inteiramente desconhecido, ganhou o Prmio Nobel da Paz. Não havia oposição nem repercussão.

PAULO GUEDES: SEDUTOR, OTIMISTA, SEMPRE  EXAGERADO
Apesar de quase todos terem opiniões e convicções sobre a reforma da Previdência (inclusive o presidente e vários ministros) é ele quem comanda o espetáculo. Manejando números fantásticos e assombrosos. E agregando a privatização de "400 estatais deficitárias", que poucos sabiam que  existiam. E garantindo que o governo receberá, por elas, somas inacreditáveis.

Convidado para super ministro, 2 meses antes da posse, surpreendeu o país: "Receberemos 800 Bilhões(quase 1 TRILHÃO) e deixaremos de financiar os prejuízos. Foi a Davos, levou relatórios sobre essas estatais, conversou muito, houve interesse mas não conclusão. Voltando retificou os próprios números exorbitantes, que ficaram assim: receberá 20 bilhões de dólares, (mais ou menos 70 bilhões de reais) "até o fim deste ano".

Sobre a Previdência, diverge de quase todos. Como morou muito tempo nos EUA, (é diplomado pela famosa Universidade de Chicago) e lá, homens e mulheres se aposentam com a mesma idade, transportou a ideia para cá. Logo o presidente protestou: "De maneira alguma". Será resolvido nas conversas dos próximos meses com parlamentares.

Campeão do exagero e da tentativa de sedução veio publicamente com estes números estarrecedores: "A Previdência renderá 1 TRILHÃO em 10 anos, 100 BILHÕES por  ano". Fez uma dobradinha com Rodrigo Maia, para a votação na Câmara. Eufórico, Maia disse numa entrevista rapidíssima: "Precisamos de 308 votos, poderemos chegar a 330 em 2 meses.

Dependendo das conversas podem chegar, mas não em 2 meses. E o senado?

BRUMADINHO: A DESUMANIDADE DA IRRESPONSABILIDADE 
É evidente que os bombeiros, bravos, heróicos, desprendidos, não podem parar as buscas. Sabem que não encontrarão mais ninguém com vida.

Milhares de pessoas sofrem, se desesperam, não têm nem terão o ultimo alento de sepultarem seus entes queridos. 122 famílias tiveram a oportunidade desse ato de carinho e amor.

Mas 200 famílias, se desesperam, se angustiam, têm certeza de que ninguém mais será encontrado vivo.

Essas perdas totais, caracterizam ainda mais, o crime DOLOSO praticado pelo presidente e diretores Executivos da Vale. E caminham para ficar IMUNES e IMPUNES, como aconteceu com os criminosos e assassinos de Mariana.

FLAVIO BOLSONARO
A PGR Rachel Dodge, recebeu o inquérito que investiga o deputado estadual agora senador. As provas do seu relacionamento com milícias e milicianos , são tão contundentes e irrefutáveis, que tem que denunciá-lo.

Como deputado estadual não tem foro privilegiado, será na primeira instância e não no STF.