Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Chegou a Feira Cultural do Gama. Será de 8 a 10 de novembro

Segunda, 4 de novembro de 2019

De sexta a domingo (8 a 10/11), o Gama receberá intensa programação cultural com entrada franca.

Do Portal Gama Cidadão

Mostrar a arte produzida pelos artista gamenses. Essa é a proposta da Feira Cultural do Gama que será realizada de sexta a domingo (8 a 10/11), na praça do cine Itapuã, também conhecida como Praça Lourival Bandeira e no Parque Leste (Parque Infantil do Setor Leste- Quadro 40). A Feira será iniciada na sexta (08),  às 10h, no teatro de arena do Parque Leste com “Os Meninos Verdes”,  espetáculo da Cia. Voar Teatro de Bonecos, baseado em obra homônima de Cora Coralina. Durante a feira o grupo lançará o  e-book que conta os 15 anos de história do grupo. Já às 15h, no mesmo local, a Palhaça Biliska sobe ao palco para mostrar o seu circo literário, contando histórias e fazendo brincadeiras e números circenses.  No sábado (09/11), será a vez de a música encantar a Praça com mais de 10 atrações da cidade e convidados,  a partir das 11h. Encerrando a programação, no domingo (10/11), a feira será realizada no Parque Infantil do Setor Leste, com apresentações de artes cênicas, a partir das 10h. Tudo aberto e gratuito. Todos os espetáculos teatrais são indicados para todos os públicos. 
“A FEIRA CULTURAL DO GAMA será a oportunidade da cultura da cidade mostrar a sua produção e a sua cara. Na sua primeira edição, o evento homenageia o saudoso artista plástico, arquiteto e urbanista, Ariomar da Luz Nogueira. Ele deixou o legado de 22 obras espalhadas pelo Gama e se notabilizou pelo Monumento do Periquito, no balão central da cidade. Ele viveu no Gama até os seus últimos dias”, revelam os  idealizadores do evento, os artistas e produtores culturais, Jairo Mendonça e Paulim Diolinda.

Eles explicam que será um final de semana com intensa programação cultural para a população do Gama e Entorno.  Além das mais de 25 atrações de música a artes cênicas, haverá exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e comidas típicas em uma área coberta de 600 metros quadrados. As pessoas interessadas em expor podem entrar em contato pelo Whats App (61) 99901- 3822.

O GAMA
“O Gama (DF) possui intensa produção cultural, com uma população superior a 120 mil habitantes que possui pouca possibilidade de acesso às produções culturais de sua própria cidade por falta de políticas públicas de acesso à cultura fora do Plano-piloto. A Feira Cultural do Gama surgiu pensando nessa situação de escassez de fruição artística na cidade”, observam Jairo Mendonça e Paulim Diolinda. 

“Os Meninos Verdes”
O espetáculo mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Eles conquistam o afeto da Poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos.  A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia  
O Circo Literário da Palhaça Biliska
A proposta do espetáculo une circo e literatura com muitas atividades, com contação de histórias, indicação de livros, mágicas, pintura de rosto para as crianças, teatro de bonecos, cantigas de roda e brincadeiras populares, por meio de intervenções circenses da palhaça BILISKA interpretada por Daiane Siqueira, artista com mais de 10 anos de estudos, pesquisas e atuação na arte da palhaçaria. A intervenção é livre para todas as idades e conta com muito improviso e participação do público.

Confira um pouco do que vai rolar na Feira Cultural do Gama: 





Ariomar Nogueira. Foto: Arquivo pessoal
Monumento do Periquito no Balaão do Gama. Foto: Arquivo pessoal
Os meninos Verdes Toni Guedes. Foto/Divulgação

Palhaça Biliska. Foto: Arquivo pessoal
Jairo Mendonça. Foto: Arquivo pessoal

Serviço:
O quê: Feira Cultural do Gama, de sexta a domingo (8 a 10/11), na Praça do Cine Itapuã e no Parque Infantil do Setor Leste

Primeiro dia, sexta (08/11), no  Parque Infantil do Setor Leste : Às 10h, “Os Meninos Verdes” , e,  às 15h, O Circo Literário da Palhaça Biliska.

Segundo dia, sábado (09/11), na Praça do Cine Itapuã : A partir das 11h, mais de 10 atrações da cidade e convidados

Terceiro e último dia (10/11), no Parque Infantil do Setor Leste: A partir das 10h, com apresentações de artes cênicas.

Tudo aberto e gratuito. Todos os espetáculos teatrais são indicados para todos os públicos.
Informações: (61) 99901-3822