Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Invasão de becos no Gama virou festa. E prejuízo para o patrimônio público do DF

Quarta, 6 de maio de 2015
Ao arrepio das decisões da Justiça do Distrito Federal, um militar (re)invadiu, em outubro de 2014, a área entre os lotes 124 e 126 da Quadra 49 do Setor Leste do Gama, se apropriando ilegalmente de um patrimônio público de uso comum do povo

Ele havia construído muros anteriormente, mas que foram derrubados pela Agefis em abril de 2014. Seis  meses depois, isto é, em outubro do ano passado, no bojo de uma leva de novas invasões dos becos da cidade, o militar voltou  a invadir aquela área. Observe nas duas fotos a seguir o terreno já com terra para terraplenagem trazida para o local. A máquina que fez um primeiro trabalho de terraplenagem estaria, segundo moradores da região, a serviço do Governo do Distrito Federal, que abria uma rua a uns 60 metros dali. 

Nas duas fotos a seguir, as setas amarelas revelam os restos do muro que foi derrubado em abril do ano passado. A seta vermelha indica um monte de areia a ser usada na construção da obra invasora. Na terceira foto um flagrante da 'supervisão do trabalho'. A capa do Correio Braziliense que aparece na foto é a do dia 15 de outubro de 2014, o que indica que nessa data a (re)invasão se encontrava ainda no início. A área estava sem qualquer construção.

Para melhor visualizar as imagens, dê um clique sobre as fotos, ampliando-as.

Foto: 15/10/2014.

Foto: 15/10/2014

Foto: 15/10/2014. A 'supervisão' do início da invasão.

Em 20 de outubro de 2014 houve o início da construção de paredes laterais. A seta vermelha na foto abaixo mostra um operário construindo uma das paredes. Já a seta amarela aponta para o que já havia sido feito. À esquerda da foto uma pilha de tijolos que seriam usados logo adiante. Constate que esta foto foi publicada no Informativo Bico de outubro do ano passado, em artigo sobre as invasões dos becos do Gama (clique aqui).

Foto: 20/10/2014. Operário inicia a construção de parede lateral.


Em 2 de novembro, portanto menos de dezoito dias do início da (re)invasão, o invasor já havia fechado o muro da frente da área pública, colocando inclusive o portão, como se pode observar na foto abaixo. De lá pra cá vem lentamente construindo dentro da área que pertence ao Estado.

Foto: 2/11/2014.

E a Agefis...nada fez contra esta segunda invasão da área entre os lotes 124 e 126 da Quadra 49 do Setor Leste do Gama.

Como o governo Rodrigo Rollemberg anunciou em jornais e nas TVs que retiraria as ocupações irregulares dos becos do Gama, há de se esperar, mas não muito tempo, para ver se a lei será cumprida mesmo.

Apressa, Rollemberg!
=========
Leia também: