Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Alunos da UERJ são atacados com bombas durante protestos

Sexta, 29 de maio de 2015
Da Tribuna da Imprensa
Iluska Lopes
Os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que faziam uma manifestação pacífica contra a remoção de moradores na “Favela do Metrô”, nas proximidades da Universidade foram lamentavelmente atacados pela Polícia Militar do RJ. De acordo com informações, os policiais chegaram a atirar bombas de efeito moral em direção ao estacionamento do campus.
Os estudantes participavam de uma assembleia no campus do Maracanã, para decidir se os professores entrariam em greve, foram avisados que naquele momento, a Polícia Militar fazia a desocupação na “Favela do Metrô”, que foi determinada pela Prefeitura do Rio.
— “Fomos informados que iam retirar os moradores ali na favela e que estavam batendo neles. A gente se reuniu para protestar lá. Estávamos nos manifestando pacificamente. Quando fechamos a rua, já vieram batendo na gente”, contou o estudante de direto William Júnior.
De acordo com uma das estudantes, que teme se identificar, um aluno foi espancado e preso. Em vídeo compartilhado no Facebook, agentes da segurança da própria Uerj usaram jatos d'água para dispersar manifestantes.
Moradores da comunidade e alunos da Uerj teriam revidado com pedras, segundo William. Alguns estudantes correram de volta para o campus. Durante o tumulto, a PM ainda teria atirado bombas de efeito moral em direção ao estacionamento da universidade. Alunos e professores ficaram “presos” dentro do campus, durante o tumulto.

Espaço Plínio de Arruda Sampaio é inaugurado na Lapa
Na noite de ontem (28), ocorreu a  inauguração do "Espaço Plínio de Arruda Sampaio", do vereador Renato Cinco na Lapa. Antes da cerimônia aconteceu uma palestra com o professor Plínio de Arruda Sampaio Júnior - filho do velho Plínio - sobre a atual conjuntura brasileira.
Plínio Júnior lembrou do carinho especial que o pai tinha com os amigos de militância do Rio de Janeiro. "Cada vez que ele vinha para Rio, voltava completamente turbinado. Eu tenho certeza que ele ficaria muito orgulhoso com essa homenagem", disse. O vereador destacou a história militante de Plínio e contou detalhes da campanha presidencial de 2010. "Foram meses de muito sacrifício físico para o Plínio. Foi uma campanha fundamental para o PSOL conquistar o espaço político que possui hoje. Esta homenagem é o reconhecimento da contribuição do Plínio para a luta socialista no Brasil", destacou.
* Com informações da Mídia Informal. Fotos: Sabrina Aquino.