Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Change.org: Justiça proíbe bala de borracha!

Quarta, 29 de outubro de 2014
Desde que fui atingido por um tiro de bala de borracha, em 13 de junho de 2013, muitas outras vítimas surgiram neste cenário de violência provocado pelo uso das armas menos letais. Portanto, foi com muita satisfação que recebi a notícia da proibição temporária do uso da bala de borracha pela PM Paulista. Mas não podemos nos contentar com uma decisão provisória, que pode ser derrubada. Peço que a Justiça proíba de vez o uso da bala de borracha contra manifestantes.

Isto é prova do avanço ao livre direito à manifestação pacífica dentro dos direitos humanos. Direito esse que também se refere à própria vida do agente policial. Porém, a decisão deve ser encarada com muita atenção e não significa que outra arma possa substituí-la. Além do que, esta decisão não pode servir como instrumento político para que uma onda fascista se espalhe nas ruas travestida de liberdade democrática.

Liberdade e democracia andam lado a lado, mas os interesses políticos podem acabar com a utopia de um mundo sem violência. A discussão não pode parar por aqui. Sabemos que muitos armamentos ligados às armas menos letais foram comprados pela polícia - portanto, há um grande depósito em "processo de extinção". O que será feito com este armamento? Esta é apenas uma das discussões que ainda podem ser feitas para o bom convívio de toda a sociedade.

Obrigado,
Sérgio Silva.