Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

VLP — BRT o sufoco do usuário para viajar e estacionar e a sanha arrecadadora do Estado

Sexta, 15 de maio de 2015
É fato que o sistema de Veículo Leve sobre Pneus (VLP), pernosticamente carimbado pelo governo, e pelas empreiteiras, de BRT (Bus Rapid Transit), ligando o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto de Brasília, é um troço ultrapassado, um sistema de transporte obsoleto a mais de 15 anos.

Mas não precisava ser tão ruim assim. Caprichar em ruindade. Prometeram, inicialmente, veículos para cerca de 300 passageiros; poucos meses antes da inauguração (pseudo inauguração, na realidade) anunciaram que os veículos maiores teriam capacidade para 200 passageiros e os menores para 160. Quando as porcarias chegaram, não passavam de veículos articulados como os que conhecíamos rodando para Taguatinga e Ceilândia. Cento e trinta passageiros no máximo, quase todos espremidos em pé.

Mas se esqueceram (humm!) dos estacionamentos para automóveis que deveriam ser feitos nas estações. Estacionamentos de qualidade, com segurança. Quem por acaso não pode esperar muitos minutos para pegar um ônibus de integração até a estação inicial, também não pode ir de carro até aí. Há apenas estacionamento acochambrado na pista lateral, para poucos automóveis.

Aí o sujeito se vê quase que tentado a estacionar o automóvel em cima da área verde (ops! do barro, pois verde não existe, sequer uma graminha safada).

Isso tudo aí em cima para informar que hoje pela manhã, na estação inicial do Gama, a festa foi feita. O governo deve estar rindo de orelha a orelha, pois vários carros da PMDF enfiaram sem pena e sem dó multas nos veículos estacionados no barro. Legal, certamente.

Não legal é o governo deixar de construir estacionamento amplo e seguro no local. O esforço despendido na fiscalização ali deveria, talvez, ocorrer no centro do Gama, local em que muitos motoristas desrespeitam as vagas especiais, estacionam de qualquer modo, mesmo havendo alguma vaga por perto. E só de quando em vez, uma na vida e outra na morte, aparece algum agente do GDF para coibir os abusos.

As fotos a seguir são da manhã de hoje (15/5). As duas primeiras mostram alguns automóveis em cima do que os governantes míopes chamam de área verde. Foi neste local que a caneta cantou. A terceira foto mostra o tamanho do 'estacionamento' disponível. Conte os veículos, e veja se isso é estacionamento para uma estação tão importante e movimentada quanto à do Gama.

A construção de um estacionamento no BRT além de oferecer maior conforto ao usuário, já que ele vai em pé para o Plano Piloto, também liberaria a fiscalização para coibir as irregularidades mostradas nas três últimas fotos abaixo, que foram tiradas também na manhã desta sexta. No automóvel vermelho, estacionado em vaga especial, não havia o cartão obrigatório. Nas duas últimas fotos o jovem rapaz aí deixou a sua moto pelo menos por uns 20 minutos em vaga de idoso. Minutos mais tarde do flagrante abaixo, veículos sem autorização permaneciam tranquilamente nas vagas especiais do estacionamento do SuperMaia, também na cidade. 

Dê um clique sobre as fotos para ampliá-las.