Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quinta, 10 de novembro de 2011
Do Blog da Leili

ONDE ESTÃO OS DEFENSORES DA ÉTICA E DA MORALIDADE NO DF?

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” (Martin Luther King)





Filipeli, o Marco Maciel do DF

Quem me conhece há muito tempo sabe que eu sou anti-Rorizista até o último fio de cabelo! E tenho motivos para isso: pesam o fato de que muitos Rorizistas da Vila Planalto me perseguiram a ponto de colocar a minha vida em risco e eu ter que passar um período fora de Brasília para garantir a minha segurança física (depois conto esse triste episódio). Além de ter plena convicção de que o fato da população da Vila Planalto não ter hoje um documento definitivo que garanta a posse dos terrenos; além do Estado NUNCA ter investido num projeto para a preservação da Vila como patrimônio histórico do DF e não fiscalizar as irregularidades, deve-se a política do Sr Joaquim Roriz e do seu ex fiel escudeiro, hoje vice-governador de Brasília , Tadeu Filipelli. E acho que a política do Roriz foi tacanha e representou um verdadeiro atraso para a cidade porque ele não é antenado com o futuro, e pensa a cidade como uma extensão da sua fazenda. Que fique claro que a inimizade é política, pois, não os conheço o bastante para dar qualquer veredicto sobre as pessoas que eles são.

Por isso, o que vou falar aqui sobre o suposto envolvimento com corrupção por parte de Agnelo não deve ser vista de maneira nenhuma como a defesa de interesses rorizistas, mas, como uma análise fria do que algumas pessoas insistem em não ver, ou insistem em não querer que a gente perceba. 

Quem denuncia o Agnelo não tem a menor isenção  isso é fato. Eliana Pedrosa tem seus interesses, fez parte do governo arruda e como Celina Leão já foi aliada da família Roriz. Está bem, mas, uma pergunta não quer calar: Celina Leão e Eliana Pedrosa não teriam um passado tão rorizista e arrudista como os atuais aliados do governador Agnelo? Pra mim, Celina Leão , que foi chefe de Gabinete de Jaqueline Roriz está no mesmo naipe que Tadeu Filipelli, ex fiel escudeiro e parente do Roriz, ex secretário de Arruda e  hoje vice governador de Agnelo. E analisando bem a vida pregressa de Filipelli, no quesito tempo no poder,  diremos que ele está para Brasília o que o Marco Maciel estava para o Brasil! O atual vice- governador esteve em todos os governos desde a primeira gestão biônica de Roriz em 1989, exceto no governo Cristovam. O cara  está no poder há mais de 20 anos!

E agora analisemos a base aliada de Agnelo, ex aliados de Roriz e Arruda que hoje ou são secretários, ou administradores regionais, deputados da base ou influenciam diretamente na indicação política... Fazem parte da ampla base de agnelo na CLDF: Agaciel Maia ( dispensa apresentações), os citados na caixa de pandora (e outros escândalos escabrosos): Benedito Domingos, Benício Tavares, Roney Nemer. No governo estão também os ex aliados de Arruda e Roriz: Alírio Neto, Newton Lins (ex assessor jurídico de Arruda no Senado), Cristiano Araújo ( afilhado político do Senador Gim Argelo do PTB, que assumiu cargo no lugar de Roriz); sem falar que todos em Brasília sabem que na EMATER quem dá as cartas é o grileiro de terras Pedro Passos... Enfim, perderia uma manhã inteira aqui se fosse colocar na tela todos os aliados de Roriz e Arruda ou pessoas que já tiveram seus nomes envolvidos em escândalos que fazem parte do governo Agnelo.

Portanto, quando Agnelo apresenta em sua defesa, um novo vídeo em que Daniel Tavares ( que não passa de um mercenário que deve ter levado dinheiro de ambos os lados)  faz uma nova versão sobre as supostas propinas recebidas, e desqualifica os acusadores por serem aliados do Roriz , não prova a sua inocência e não convence. No caso das denúncias do Ministério do Esporte teria sido Orlando Silva apenas uma "vítima do PIG" ? Por que ele perdeu o cargo de ministro? As apuração das denúncias no STJ não teriam nenhum peso? A ampla base de Agnelo na CLDF impedindo as investigações e uma CPI lembram apenas o que ocorreu na época do escândalo da Caixa de Pandora, em que a ampla base de Arruda ( na qual constam alguns membros hoje na base de Agnelo) também o salvou da CPI. 

Onde estão os defensores da ética e da moral que não se posicionaram ainda pedindo ao menos uma investigação para esclarecer os fatos? Onde está Reguffe? Onde está Cristovam? onde está Rollemberg? Onde estão os petistas que se arvoram defensores da moralidade? Estão em cima do Muro, aguardando um momento propício para angariar votos em 2014 !  para aparecerem como os "primeiros a deixarem a base aliada" em nome da ética caso as denúncias se agravem; ou para continuarem na base governistas e colherem possíveis louros do governo para 2014, em caso de esfriamento das denúncias. Em pesquisa recente, 65% do povo de Brasília pensa que Agnelo deve ser afastado do cargo para ser investigado. Fica a dica.