Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Na Varanda Musical — PPCUB e o plano para descaracterizar Brasília

Quinta, 17 de outubro de 2013
Por Edson Sombra*
Prezados leitores.
Ao som de Djavan, ouvindo Linha do Equador, quero lhe fazer um apelo.

Quem me acompanha sabe que sempre combati as agressões a nossa cidade. E garanto que continuarei no combate, doa a quem doer. ...

 

No dia de hoje me debruço para dedicar este espaço a um tema muito importante, e que diz respeito a vida de todos, que como eu, aqui chegamos, lutamos, e aqui continuamos.
 

Naquele tempo nem em sonho, pensávamos que teríamos uma Câmara Legislativa.
 

Brasília que nasceu de um sonho, do capricho, da perseverança e de um compromisso da palavra dada pelo seu fundador, pode depois de tantos anos, ser vítima de um dos crimes mais sórdidos praticados contra um incapaz.
 

Do sonho de JK, Brasília nasceu para ser diferente. Talvez para ser a única no mundo. Suas curvas desenhadas, estão eternizadas com a marca de Oscar Niemeyer. O projeto de Lúcio Costa fez de Brasília uma cidade planejada, uma das mais organizadas e bonitas do mundo. Não foi à toa que o patrimônio arquitetônico foi tombado e reconhecido pela Unesco.
 

Mas tudo isso que foi conquistado às custas de tantos sofrimentos, pode acabar. E para não acabar, precisamos lutar, juntarmos forças e enfrentarmos o inimigo cruel.
 

E quem é o inimigo? Um monstro invisível, que desde 2011 estava ferido e adormecido, mas parece que quer se levantar. Esse monstro, segundo avaliações feitas por alguns especialistas traz no seu ventre um embrião de alma maléfica que atualmente atende pelo nome de PPCUB.
 

Outrora esse bicho, teve um dos parentes muito comentado durante as investigações da Operação Caixa de Pandora, era o PDOT. Mas o bicho medonho tem muitos admiradores. Os seus seguidores estão espalhados por diversos órgãos de nossa cidade, e pelo jeito,  juntamente com seus "admiradores", só tem um objetivo, o de dilapidar o projeto de Lúcio Costa.
 

Em 2011 a sociedade resistiu. Sem forças para lutar contra a opinião pública, o monstro resolveu recuar, parecia derrotado, recuou e calou-se. Mas o seu séquito, resiste, não respeita nada e ninguém. Reorganizados, agora avançam na tentativa de aplicar uma revanche contra o tombamento de Brasília, contra o patrimônio da humanidade e sua população.
 

Você que me lê, lembra-se da polêmica causada quando queriam construir a 901 Norte? As consequências seriam desastrosas para Brasília. O pensamento deles é pequeno e vazio. E agora, sem mais nem menos, novamente e pior, as propostas voltam muito mais polêmicas, mudam, por exemplo, a destinação de áreas, alteram gabaritos de prédios e até criam áreas comerciais em locais onde jamais poderíamos imaginar.
 

Talvez passe pelas cabeças deles sabe o quê? Que eu, você, seus filhos, a cidade e a Unesco, todos nós devemos ir a pqp. Acho que é isso mesmo que eles pensam.

E por que isso? Quem sai ganhando com isso? O povo? Não. Os donos dos atuais terrenos onde os hotéis serão construídos? Sim. Os empresários, interessadíssimos, vibram com a possibilidade de abarrotarem mais ainda seus bolsos, enquanto a nossa cidade definha em total desrespeito às normas traçadas e respeitadas durante décadas.

 

A um ano das eleições quem botará a cara para apostar em um projeto tão desgastante como esse? E por que?
 

O que podemos perceber e analisar, é que o que está por acontecer é uma verdadeira farra com o patrimônio de nossa cidade.

Mais uma vez eu pergunto: quem é que vai sair ganhando com essa história? É a população?

Vamos buscar apoio mais uma vez no MPDFT, MPF, PF, PC, na OAB, na UnB, no IPHAN e até nos Black Blocks, se preciso for, para tentar impedir que os aventureiros sepultem o sonho de JK, nessa atrocidade que tentam novamente fazer contra Brasília.

 

E foi por não ter forças sozinho para lutar contra o monstro, que busquei a colaboração de pessoas que têm realmente compromisso com nossa capital.
 

Diante das informações que me foram repassadas, não tenho dúvida em afirmar que o projeto que será discutido na Câmara Legislativa é uma aberração e ameaça o tombamento de Brasília.
 

Vamos marcar e guardar os nomes de todos que colaborarem com essa atrocidade e dar a resposta com aquela outra música. Xô Santanás!
 

Conclamo a todos que ajudem em mais uma luta por Brasília. Conto com vocês!

*Fonte: Edson Sombra / Redação / Youtube - 17/10/2013
= = = = = = = = = = = = = =

Edson Sombra,
Com o Gama Livre você e Brasília podem contar.