Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Os predadores

Quinta, 24 de outubro de 2013

Do Blog do Mino

O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) é um verdadeiro afronto à população brasiliense. O setor de clubes idealizado por Oscar Niemeyer para dar liberdade e lazer aos moradores de apartamentos que não tem quintal está sendo transformado em arranha céu de concreto.

O maestro de toda essa engenhoca é o Secretário de Habitação do Distrito Federal, o petista, Geraldo Magela. O plano se estende por vários pontos da cidade. A conhecida avenida W3, terá seus estacionamentos transformados em áreas comerciais e o eixo monumental na região próxima à Catedral Rainha da Paz, será transformada em empreendimentos com hotéis e centros comerciais que vão dar as empreiteiras escolhidas, centenas de milhões de reais no lucro da venda dos imóveis.

Ali, no setor de clubes à beira do lago Paranoá, descansa o verdadeiro jacaré predador. Ocupando o espaço de três terrenos que poderão ser transformados em qualquer empreendimento comercial, Outros predadores que têm o coração de concreto, estão abocanhando os espaços que transformou a cidade em modelo de arquitetura reconhecida pela Unesco.

Geraldo Magela é candidato a um cargo majoritário em 2014. A Companhia Imobiliária do Distrito Federal (TERRACAP) foi saqueada para socorrer a obra faraônica de R$ 2 bilhões que é o Estádio Nacional Mané Garrincha, mas nem assim a TERRACAP foi abalada financeiramente.

Dona de um patrimônio incalculável, agora, a companhia está servindo para atender projetos impostos aos deputados distritais que dependem de recursos financeiros de empresas privadas escaladas para destruir o sonho de Oscar Niemeyer.

Os predadores que disputam cada palmo de terras no plano piloto não estão preocupados com a beleza natural hoje transformada num cartão postal para o mundo. Os deputados distritais que estão para aprovar o PPCUB contam com as barganhas a fim de garantir seus mandatos.

A população está alerta e vai castigar com o voto àqueles que querem fazer em Brasília uma verdadeira desordem urbanística.