Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 12 de outubro de 2014

Cidade do Gama nasceu com o DF

Domingo, 12 de outubro de 2014
A 30 km do Plano Piloto, região inicialmente habitada por mil pessoas hoje tem 133 mil

Luís Nova — Jornaldebrasilia 

Neste 12 de outubro,  o Gama completa 54 anos de história. A região administrativa que tem a mesma idade de Brasília   foi projetada em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central. O ponto de partida para a ocupação  foi a  transferência de   famílias que moravam em invasões  e, hoje, são mais de 133 mil habitantes. 

As qualidades da cidade fazem com que muita gente permaneça ali, mas alguns problemas apontados têm o efeito inverso. Para o operador de lavanderia José Dias, 34 anos,   a região é  segura e  uma ótima alternativa de local para viver. “Tudo no Gama é tranquilo, gosto muito de morar aqui. A única coisa que falta são mais empresas”, diz.

A aposentada Delzira Oliveira, 62 de anos, morou muito tempo na cidade, mas ao deixar de trabalhar se mudou para uma chácara, buscando tranquilidade. Porém, ela sempre vai ao Gama   visitar  as filhas. “Eu gosto muito do Gama, não tenho nada para reclamar. Tem muitas coisas boas”,  relata.  

Por outro lado,  o crescimento da cidade não agrada a todo mundo. A coordenadora de recursos humanos Évellyn Colaço, 21 anos, mudou para Vicente Pires após viver vários anos no Gama. “Eu particularmente não gosto da cidade, porque ficou muito populosa”, afirma.

Perfil
De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), do total de habitantes do Gama, 18,96% têm até 14 anos de idade. No grupo de 15 a 59 anos que concentra a força de trabalho, encontram-se 61,93% do total. A faixa etária de 60 anos ou mais é representada pelo total de 19,11% dos habitantes. 

A maioria (55%) do contingente populacional é nascida no DF, enquanto 44% são constituídos por imigrantes. Do total de imigrantes, 56,6% são nordestinos.

Fonte: Jornal de Brasília