Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Advogado envolvido no escândalo da Fifa se suicida e o suspense aumenta

Quarta, 15 de novembro de 2017
Da Tribuna da Internet

Resultado de imagem para Advogado argentino Jorge DelhonDeu na ESPN
O advogado argentino Jorge Delhon, de 52 anos, supostamente envolvido no esquema de corrupção conhecido como “Fifagate”, se suicidou na terça-feira, ao se jogar sob um trem em movimento, em Lanús, em Buenos Aires, de acordo com informações passadas à Agência Efe por fontes policiais. O fato aconteceu depois que Alejandro Burzaco, ex-diretor-executivo da empresa argentina de marketing Torneos y Competencias, que admitiu ter subornado a Fifa para obter direitos de transmissão de futebol, declarou na terça, nos Estados Unidos, que entre os anos e 2011 e 2014 pagou propinas milionárias a Delhon e Alejandro Paladino, segundo divulgaram os meios de comunicação da Argentina.

Paladino foi coordenador do programa “Fútbol Para Todos”, recentemente cancelado, no qual as partidas eram transmitidas desde 2009, durante o governo de Cristina Kirchner, através de canais de televisão aberta. Por sua parte, Delhon era um advogado ligado ao kirchnerismo.
PROPINAS – “Nós pagamos propinas a esses dois senhores por US$ 4 milhões”, disse Burzaco, segundo o jornal argentino “La Nación”, quando a justiça americana lhe perguntou pelo papel dos dois ex-funcionários do “Fútbol Para Todos”.
As fontes da segunda delegacia de Lanús confirmaram à Efe o suicídio de Delhon, depois que soldados o encontraram na terça nas ferrovias. O “Fifagate” foi revelado no final de maio de 2015, às vésperas do congresso em que o suíço Joseph Blatter seria reeleito presidente, quando a polícia, numa operação conjunta entre os EUA e Suíça, entraram no hotel de Zurique onde estava a maioria dos dirigentes e realizou várias prisões.
A Torneos y Competencias, dedicada a transmitir eventos esportivos, admitiu ter subornado a Fifa para obter os direitos das Copas do Mundo de 2018, 2022, 2026 e 2030. Em dezembro do ano passado, a empresa negociou um acordo com as autoridades americanas para pagar quase US$ 113 milhões de multa para fechar o caso.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
  O suicídio do advogado argentino, envolvido no Fifagate, indica que seriam verdadeiras as revelações do delator Alejandro Burzaco, ex-diretor-executivo da empresa argentina de marketing Torneos y Competencias, sobre suborno das autoridades da Fifa pelas emissoras que transmitem a Copa do Mundo e outros campeonatos organizados pela Federação. Como dizia nosso vizinho Miguel Gustavo, na diretoria da Vênus Platinada o suspense é de matar o Hitchcock... (C.N.)