Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

🌎💦🌳 Notícia sobre o ataque de hoje ao território indígena Santuário dos Pajés, no coração de Brasília (acabo de retornar de lá)

Quarta, 29 de novembro de 2017
Por 
Thiago Ávila do Fórum Alternativo Mundial Da Água: 🌎💦🌳 Notícia sobre o ataque de hoje ao território indígena Santuário dos Pajés, no coração de Brasília
(acabo de retornar de lá)

No meio da tarde de hoje cerca de 10 capangas armados vieram com tratores e destruíram uma área de cerrado dentro do território indígena do Santuário dos Pajés. Essa área está em disputa judicial atualmente entre indígenas e as construtoras que pretendem destruir o cerrado para construir prédios de alta renda no Setor Noroeste (que hoje não tem sequer 50% de ocupação).

No momento da destruição estavam apenas Márcia e Fetxa (filho de Santxiê). Eles foram ameaçados pelos capangas e o trator chegou a levantar Fetxa com sua pá quando ele se colocou na frente para evitar a destruição do cerrado.



Essa área havia sido reflorestada 8 anos atrás, período em que a agressão das construtoras aliadas do governo Arruda e Paulo Octávio destruíram a maior parte do território do Santuário, que resistiu e conseguiu preservar a comunidade indígena, uma área de cerrado nativo e reflorestou outras partes.

Ainda fizemos buscas pela área procurando os capangas e recebemos a informação de que a construtora GW era a responsável pela devastação. Fomos lá e conversamos com os trabalhadores, que disseram que estiveram lá mas que receberam ordens da empresa. A diretoria da empresa nega que tenha executado a ação. Após a chegada da diretoria, os trabalhadores mudaram a versão e disseram que não tinham sequer tirado as máquinas do canteiro hoje.

A polícia esteve presente, assim como representantes do GDF e da Terracap, que afirmaram não haver nenhuma autorização para qualquer obra que se aproximasse do território indígena, que aguarda decisão judicial.

A destruição do Santuário dos Pajés e do Cerrado diz respeito à luta indígena mas também a toda a população. O cidadão médio da Asa Norte consome hoje aproximadamente 390 litros de água por habitante (mais que o triplo que as regiões mais pobres do DF). A destruição do cerrado e a impermeabilização do solo prejudica a recarga do lençol freático e agrava a crise da água no DF, cujos mais afetados são, como sempre, os mais pobres.

Vamos resistir a mais esse crime contra a natureza, contra os povos indígenas e contra a população do DF. A água e o cerrado não são mercadoria para que a especulação imobiliária lucre.

#SantuárioNãoSeMove
#SantuárioDosPajés
#CriseDaÁgua
#CriseDoCerrado
#MãeDeTodasAsLutas 🌎💦🌳

ps: quem quiser conhecer mais sobre a resistência no Santuário, sugiro um texto que escrevi 6 anos atrás: https://www.carosamigos.com.br/…/1738-a-resistencia-do-sant…
Para quem preferir um vídeo, recomendo dois documentários vencedores do Festival de Cinema de Brasília. A Ditadura da Especulação:
https://www.youtube.com/watch?v=gl3SBN-ikuw e Sagrada Terra Especulada:
https://www.youtube.com/watch?v=txhERM1szwQ 🌎💦🌳