Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Temer: a imprudência e a imprevidência, na prorrogada reforma da previdência

Terça, 28 de novembro de 2017
Helio Fernandes
Vitoriosa a conspiração parlamentar que o levou escandalosamente ao poder, começou a falar no assunto. Isso aconteceu no dia 12 de maio de 2016. Agora, decorridos 18 meses continua afirmando que a reforma da previdência, permanece como prioridade absoluta.

Não avançou o mínimo  que seja no roteiro tão proclamado, publicado, remendado, comentado como a solução para todos os males. Como é o campeão mundial do retrocesso, recuou até mesmo o impossível.

(Em matéria de retrocesso, Temer ganha até de FHC. Que como constatei no auge do seu governo, recuou "80 anos em 8". 4 DADOS por Itamar, outros 4 comprados e pagos por empresários riquíssimos e ambiciosos)

Aquele redator do projeto da reforma, que não saía da televisão, tentando apresentá-la como a grande salvação da República, desapareceu. Nem demitido foi, perdeu o lugar que parecia uma conquista dele, para sempre. O que não existe com o corrupto, insensato e sem convicções, presidente Temer.

Sejamos justos: Temer não abandonou de modo algum, a ideia da reforma salvação nacional. Mas foi cedendo a todas as pressões, com tal voluptuosidade, que não restou mais nada, do roteiro inicial, tido como genial, o que sobrou foi jogado no lixo. Aos pedacinhos.

Agora, entregue e dominado pelos supostos evangélicos, e pelos  comprovados reacionários do centrão, quer aprovar alguma coisa, mesmo que seja o mínimo dos mínimos. E em matéria de tempo, já jogou fora as esperanças, acredita,  "vou aprovar uma parte ótima da futura previdência, mesmo que seja em 2018, depois do carnaval".

Insiste e repete isso, mas sabe ou desconfia que não tem nem o apoio do Ministro da Fazenda. Meirelles só pensa e coordena a impossível candidatura, para substituir seu poderoso chefão de hoje. Coincidência: Temer e Meirelles só têm uma preocupação: o fim de 2018, e o inicio de 2019. Juntos ou separados.

PS- O jornalista e advogado, José Carlos Werneck, logo que começou o aparato "previdenciário" do novo presidente usurpador, escreveu muito sobre o assunto, com total conhecimento da matéria.

PS2- Provou e comprovou de forma insofismável, que a Previdência não poderia apresentar déficit. Principalmente com aqueles números colossais, tão divulgados por Temer.

PS3- Werneck, sem contestação: a Previdência vive do recolhimento da parte dos trabalhadores, empregadores e a União. Só pode haver déficit com desvio das receitas, corrupção, sonegação, e a utilização em setores indevidos.

PS4-Semana passada, Werneck voltou ao assunto, mostrando que o dinheiro da Previdência Social, esteve sendo usado para Assistência Social, inteiramente diferente. Quando me preparava para comentar, o artigo do  jornalista DESAPARECEU, como tem acontecido com vários meus.

PS5- Werneck poderia repetir a matéria sumida, para ser lida por todos, é muito importante

HUCK: "CONTEM COMIGO, MAS NÃO PRA PRESIDENTE. Há, Há, Há.

Notável o desprendimento e a desambição do apresentador de TV. Não pretendia nada, a não ser a continuação do seu trabalho profissional, que lhe rende fortunas. Multidões foram procurá-lo para ser presidenciável. Tentaram seduzi-lo de todas as maneiras, a impressão geral  é que estava compreensivo e receptivo.

O Brasil precisava dele, era uma reserva moral, funcional, presidenciável nato. Ainda bem que lembraram do seu nome. Na semana passada, uma pesquisa desconhecida, feita não se sabe onde, retumbou: "Luciano Huck cresceu 60% nas intenções de votos". 

Não explicaram bem os números, e o  que significava esse aumento de 60%. Só que parecia uma sensação, e assim foi entendido por muita gente, principalmente ligada a ele. Só  que ontem a grande surpresa:num enorme artigo assinado, (ninguém acreditava nisso), diz que não será candidato.

Começa na primeira linha, citando "A Odisséia", de Homero. Podia ter escrito menos, não queria tocar nos milhões que recebe de forma legítima pelo trabalho.

PS- Especialistas e aritméticos, interpretaram a pesquisa. Como ele estava com 2% nas intenções de votos, concluíram.

PS2- O aumento de 60 por cento sobre esses 2 por cento, elevaria seu total, para supostos 3,2%. Uma pena sua desistência. Mas daqui a pouco ele volta, como costuma dizer o Chico Caruso.

PARABÉNS AO ATOR BRUNO GAGLIASSO

Excelente, louvável e merecendo todos os elogios, tua coragem de combater o racismo. Não pode ficar apenas irritado e revoltado, tem que ir à polícia, denunciar esses  criminosos, como você fez imediatamente.

Insultaram uma menininha de 4 anos, que não fez nada contra ninguém, apenas nasceu com a cor da pele diferente. E foi insultada pelas redes sociais, que deveriam representar um avanço de solidariedade, e não um retrocesso cada vez mais repulsivo.

A maioria está com você, e cabe à policia cumprir o dever e a obrigação de reagir. De punir. E ao MP de pedir a punição desses monstros. RACISMO, assim em maiúscula, é crime dos mais graves, não podem ficar impunes.

PS- É com a maior satisfação, Bruno, que te cumprimento, e coloco teu nome na lista dos que combatem em vez apenas de protestar. E ficar lamentando, como tantos.

PS1- Ontem para minha inquietação, preocupação e penalizado, (por ter participado ao lado do saudoso presidente Barbosa Lima Sobrinho), minha fonte fidedigna que frequenta os bastidores da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, revelou as mais inquietantes e danosas denúncias contra o grupo que se apossou de forma ardilosa (apesar das eleições), mas todas com flagrantes práticas lesivas a participação democrática, não permitindo chapa de oposição.

PS2 - O resultado foi uma composição fragilizada do Conselho Deliberativo que é “pau mandado” do seu presidente Domingos Meireles, que nunca deveria ter assumido essa responsabilidade, eis que não tem vocação para conciliador, instituto que sempre primou a histórica e aguerrida ABI e que forjou sempre o idealismo dos libertários dirigentes dessa histórica casa do jornalista.

PS3 - O quebra-quebra verbal a exemplo de outras oportunidades, vem se repetindo a exemplo da última reunião. Eis que segundo a fonte, “alguns poucos, porém aguerridos conselheiros exigiam a prestação de contas das duas gestões da atual diretora de finanças, que tem como titular, uma grosseira espécie de coronela do sertão, e trata com falta de urbanidade tudo e a todos que desejem informações da sua pasta.

PS4 - Para o grupo que se posiciona contra este desmando e desmanche da sua história, a falta da prestação de contas, coloca a atual administração em difícil situação e desestabiliza a instituição num todo.

PS5 - O caminho sugerido é o I M P E A C H M E N T do seu presidente, que segundo um jurista da área, pode ser a pedido de qualquer associado subsidiado com suas razões e provas, ou membro do seu Conselho Fiscal, encaminhar requerimento a Mesa do Conselho Deliberativo, e se acolhido pelo seu presidente, o caminho é a sindicância, e consequente afastamento do presidente da casa, até que surja o relatório conclusivo, com ou sem o conhecimento do pedido. 
 
E que venha U R G E N T E M E N T E!!!

PS6 – “Se a diretoria toda estiver no dolo, e corrobora para as escusas da apresentação das contas, toda diretoria poderá se inquerida e ser afastada administrativamente. O que alias vem sendo o entendimento do jurisdicionado”, concluiu o jurista.