Jairo Mendonça marcou presença no sarau Foto Joaquim Dantas/Blog do Arretadinho |
Do Blog do Arretadinho
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
E em comemoração a essa data a Frente Brasil Popular do Gama, composta por diversos seguimentos da sociedade civil (Partidos, Sindicatos, Movimentos Sociais, entre outros), realizou hoje dia 26 a Festa das Consciências, na Feira Permanente do Gama.
O evento contou com apoio da CTB, CUT, Unegro, Madeb, e os mandatos dos deputados distritais Chico Vigilante e Ricardo Valle.
Não é uma atividade inédita promovida pela Frente na cidade, sendo essa a quarta edição sempre prestigiando pontos da cidade referência na cultura local. Em 2016 o ato foi realizado no Teatro Semente & Cia, próximo a rodoviária.
A Festa contou com a presença de vários artistas, entre eles, Cleyson Batah, Jairo Mendonça, Frances Correia, Romulo Dias, Junior Canhoto, Cumpadi Anselmo, Chico do Gama e Jenis Bragança que troxeram ao público presente muita música e poesia e mesmo com uma chuva torrencial os presentes se mantiveram animados até o inicio da noite.
Contamos com a presença de representesdo Madeb, na pessoa de seu presidente Rui Perpeto; da Unegro, na pessoa de Carlos; do Fórum Comunitário do Gama, nas pessoas do Prof. Taciano e Sérgio Nunes; do PCdoB, na pessoa de seu presidente Chico do Gama; e do PT, na pessoa de seu vice-presidente Luís Maurício.
Deputada Federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal Erika Kokay Foto Joaquim Dantas/Blog do Arretadinho |
Também estavam presentes os pré-canditados distritais, Jairo Mendonça, músico e professor, e Rodrigo Britto, atual presidente da CUT-DF. A deputada e presidenta do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, Erika Kokay veio ao Gama prestigiar a Festa e nos brindou com palavras de força e esperança que nos encorajam a atravessar esse momento político ao qual vem atravessando o país , contagiou a todos que gritavam contra os retrocessos promovidos pelo governo de Michel Temer.
Enfim, que fique mais uma vez a marca e a força do povo negro residente na cidade do Gama…
por redação de Sou Mais Gama