Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ministério Público promove simpósio sobre mobilidade urbana no DF

Quinta, 21 de maio de 2015
Do MPDF
Foto materia mobilidade urbana
No Brasil, as políticas de mobilidade não acompanharam o desenvolvimento das cidades. Marcadas pelo baixo investimento em transporte público de massa e pelo aumento da motorização individual, essas políticas determinaram como nos deslocamos atualmente. Para contribuir com o debate sobre a elaboração, a implementação e a fiscalização da política de mobilidade urbana no DF, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) promoverá, de 10 a 12 de junho, o simpósio A Concepção Modernista de Brasília e a Perspectiva da Mobilidade Urbana.

 
O encontro é gratuito e aberto ao público. São oferecidas 280 vagas para o público externo. Clique aqui para fazer sua inscrição até o dia 3 de junho. Membros, servidores e estagiários da instituição devem realizar as inscrições conforme edital próprio divulgado pelo órgão. O evento é realizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Membros (CAM) com apoio da Fundação Escola Superior (FESMPDFT) e da Associação do MPDFT (AMPDFT). Confira a programação completa.

Programação – As palestras contemplam a mobilidade urbana sob várias perspectivas. O uso de transporte sustentável em Brasília, os desafios para a mudança de paradigma, o panorama atual e as perspectivas futuras, a mobilidade sobre trilhos e o uso da bicicleta, a política nacional de mobilidade urbana e o compartilhamento de responsabilidades serão alguns temas abordados.

“É necessário sensibilizar os cidadãos sobre a importância da participação popular na concepção e na fiscalização da política de mobilidade urbana. Diante do exaurimento do modelo centrado no uso do automóvel, precisamos discutir possibilidades e soluções para um problema que já ganhou contornos de urgência no Distrito Federal, pois os erros e acertos que vierem a ser cometidos nesse processo afetarão a todos, indistintamente”, explica o promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura.

Este é o quarto simpósio promovido pela Prourb. O primeiro foi realizado em 2008, com o tema A Tutela do direito urbanístico como forma de concretizar o princípio da dignidade da pessoa humana. A edição seguinte ocorreu em 2013 sobre O direito às cidades sustentáveis. Em 2014, foi debatido O desafio do planejamento urbano e a sustentabilidade no Distrito Federal.

Participarão como palestrantes os promotores de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura e Paulo José Leite Farias; o secretário de mobilidade do DF, Carlos Henrique Tomé; o presidente do Metrô/DF, Marcelo Dourado; o juiz de Direito Paulo Carmona; o médico e professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Saldiva; os professores da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flósculo e Benny Schvarsberg; a coordenadora-geral da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino; a gerente de políticas públicas do Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento/RJ, Ana Nassar, e a técnica pericial do MP/RJ Izabella Barandier.
 
Fonte: Divisão de Jornalismo / Secretaria de Comunicação