Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Retomada das obras da Avenida JK, no Gama, parece que era apenas para inglês ver. Melhor, para enrolar TV

Quarta, 1º de outubro de 2014
Sob o temor de alguma emissora de TV ou grande jornal vir na semana passada realizar reportagem sobre o abandono em que se encontravam as obras na Avenida JK, no Gama, o governo do DF correu e pareceu simular a retomada da construção. O Detran colocou a sinalização vertical e horizontal que era inexistente até então. Também pintou algumas faixas de pedestres. É verdade que essas não permitem que cadeirantes ou pessoas com outras deficiências físicas transitem por elas. As faixas acabam com um batente, o meio-fio. Ou batente de barro.

Calçadas não existiam. O GDF colocou caminhões, máquinas e homens. Mas, infelizmente, até agora só se construiu cerca de 150 metros de calçadas (ver a primeira foto abaixo).

Hoje (1º/10) por volta das 11 horas praticamente as obras estavam paradas novamente. Trabalho só na construção de uma parada de ônibus. Poucos homens, um caminhão tanque molhando o barro, um pequeno trator, e mais nada, absolutamente nada. A via tem cerca de 1.300 metros. Assim são aproximadamente 2.600 metros de calçadas laterais (dois sentidos) e mais a urbanização do canteiro central (1.300 metros). No ritmo que as obras vão (ou não vão)  entraremos em 2015 e a Avenida JK, prometida para mais de um ano atrás, continuará inconclusa. É, efetivamente, uma obra ronceira. Ou ronceira é a estrutura do GDF?

As imagens seguintes são da manhã desta quarta (1º/10). Fotos do Gama Livre. Clique sobre as imagens para ampliá-las.
Acima, o pequeno trecho de calçada construído da semana passada até hoje.

Na foto, o único local da Avenida JK em que havia trabalho na manhã desta quarta. Era a preparação para instalar um abrigo de passageiros. Observe, pela inclinação do caminhão, o desnível entre a faixa de rolamento e o piso do recuo.

As cinco fotos a seguir revelam como não havia hoje (1º/9) qualquer outra movimentação de pessoal ou equipamentos na construção da Avenida JK.

Já a sexta e última foto abaixo...revela coisas esquisitas. Um abrigo de passageiros de ônibus colocado de costas para a faixa de rolamento. Talvez o abrigo estivesse com vergonha dos meses e meses de atraso de uma obra que deveria ser rápida. Ou das falhas de engenharia que qualquer pessoa pode observar andando pela avenida.

Neste momento, tarde desta quarta, começa a trovejar no Gama, prenúncio de chuva forte. Se chover pra valer vai ter muita lama nas faixas de rolamento da Avenida JK.

A chuva mais uma vez será responsabilizada pelos nossos governantes pelo atraso, e bota atraso, na conclusão da Avenida.






Como não tem calçada, pés no barro.
Sobre a construção da Avenida JK leia também:

Ufa! Chegou a Margarida! Reiniciados os trabalhos na Avenida JK, no Gama.

GDF: Chicote dá resultado para fazer governo ronceiro trabalhar na Avenida JK no Gama

No Gama, discurso de Agnelo Queiroz derrapa no asfalto e cai no buraco

Gama: De quem é esse buraco?

Gama: GDF joga asfalto novo em cima de asfalto bom. Desperdício!