Segunda, 14 de dezembro de 2015
Da
Agência Brasil
Um estudo feito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica
(Cade) mostrou que a entrada do aplicativo Uber no mercado de transporte
público não diminuiu a demanda por serviços de táxi, ao menos via serviços como
99taxis e Easy Taxi. Assim como o Uber, esses serviços funcionam por meio de
aplicativos de celular, usados pelos clientes para chamar um motorista onde
eles estiverem.
De acordo com estudo do Cade, o Uber atende a uma fatia de
clientes que não andava de táxi —Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Dados de ambos os grupos foram comparados e não houve
redução do uso de táxis, apesar do advento do Uber. Dados foram coletados entre
outubro de 2014 e maio de 2015. “O aplicativo, ao contrário de absorver uma
parcela relevante das corridas feitas por táxis, na verdade conquistou
majoritariamente novos clientes, que não utilizavam serviços de táxi”, concluiu
o estudo.
Para o Cade, houve a criação de um novo mercado, sem
prejuízo ao trabalho dos taxistas. “Até o momento, o Uber não 'usurpou' parte
considerável dos clientes dos taxis, nem comprometeu significativamente o
negócio dos taxistas, mas sim gerou uma nova demanda”, explicou o documento.
Para o Cade, a existência dos dois serviços poderá criar uma
competição, que beneficiará o consumidor com mais opções para o serviço de
transporte. O estudo completo pode ser visto no site do Cade.