Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Campanha "10 Medidas" coleta assinaturas no Parque da Cidade em Brasília

Terça, 1 de setembro de 2025
Em pouco mais de quatro horas, iniciativa recebeu cerca de 700 adesões 
A Campanha "10 Medidas contra a Corrupção" recebeu um reforço nesse domingo, 30 de agosto, em Brasília. Um grupo de voluntários da PR/DF, do MPDFT e do Observatório Social esteve no Parque da Cidade para divulgar a iniciativa e recolher assinaturas. A adesão do público foi positiva. Em pouco mais de quatro horas, foram obtidas aproximadamente 700 adesões. Cerca de dez voluntários se dividiram na tarefa de abordar as pessoas, explicar as propostas e preencher as fichas de apoiamento.

A atividade aconteceu das 8h às 12h30, e foi coordenada pelo articulador regional da campanha no Distrito Federal, o procurador da República Francisco Guilherme Bastos. Uma tenda foi montada próximo ao local conhecido como Quiosque do Atleta, perto da pista de caminhada. Quem passava por ali era abordado pelos voluntários e convidado a conhecer as propostas e apoiar a iniciativa.
Um dos pontos que chamaram atenção dos participantes foi o fato de algumas pessoas afirmarem já terem assinado a lista de apoio, seja no trabalho, na escola, seja por meio de contatos com amigos. Também era expressivo o número de cidadãos que, ao serem abordados, relataram ter conhecimento da iniciativa. Para o procurador, esse fato revela "que a sociedade está sedenta de transformações efetivas na seara do combate à corrupção, o que é plenamente atendido por meio dos projetos das 10 medidas, fundados em três eixos principais: prevenção da corrupção, fim da impunidade e penalização efetiva dos culpados e recuperação dos recursos desviados."
As assinaturas obtidas no Parque da Cidade se juntarão às recolhidas em outros eventos e de forma isolada por cidadãos e entidades. Essas fichas devidamente preenchidas serão entregues nesta quarta-feira, 2 de setembro, ao procurador Francisco Guilherme, durante evento na PR/DF.
Próximos passos
Assim como em outros estados, no Distrito Federal a iniciativa terá novos atos nos próximos dias. Já está definido, por exemplo, que nas próximas quatro sextas-feiras (4, 11, 18 e 25 de setembro) será montada uma base para coleta de assinaturas na Rodoviária do Plano Piloto. O local foi escolhido por possuir um fluxo intenso de pessoas. A intenção é montar uma estrutura na plataforma inferior da estação e passar algumas horas por semana explicando a iniciativa e coletando assinaturas.
Para isso, é importante conseguir mais voluntários para o trabalho. No caso da PR/DF, os interessados em contribuir podem enviar e-mail para prdf-ascom@mpf.mp.br.