Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Trem Regional para Luziânia: será que agora sai?

Sexta, 18 de setembro de 2015
Alguns trechos da Ferrovia Brasília-São Paulo estão literalmente entregue às galinhas. Foto de Cgico Sant'Anna.
Alguns trechos da Ferrovia Brasília-São Paulo estão literalmente entregue às galinhas. Foto de Chico Sant’Anna.

R$ 3,317 milhões serão investidos para elaborar o estudo de viabilidade técnica e econômica do trem Regional de Brasília. Estudos devem estar prontos em junho de 2016.

Por Chico Sant’Anna
A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT lançou edital para selecionar pessoa física ou empresas que será incubida em realizar estudos acerca da viabilidade da implantação de transporte ferroviário de passageiros no corredor de Luziânia (GO) a Brasília (DF).

O Chamado Trem Regional de Brasília é um sonho antigo e apontado como a solução de transporte para os moradores do Entorno Sul que precisam se deslocar até à Capital Federal.

O traçado deve ter uma extensão aproximada de 85 quilômetros,  entre a Rodoferroviária de Brasília e a Rodovia GO-10, em Luziânia. No Distrito Federal, a linha poderá atender moradores e trabalhadores da Cidade do Automóvel, Setores Lúcio Costa, de Inflamáveis e de Indústria e Abastecimento, Guará, onde pode existir integração com o metrô, Núcleo Bandeirante – com integração ao BRT Sul (Gama e Santa Maria), Park Way. E com alimentação de ônibus, beneficiar moradores do Gama e Santa Maria e até de Brazlândia, já que a linha férrea passa nas imediações da Estrutural. Em Goiás, as localidades de Valparaiso, Cidade Ocidental, Jardim ABC e Luziânia seriam diretamente beneficiadas. Novo Gama e Pedregal, também.