Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Em defesa do BNDES

Segunda, 6 de novembro de 2017
 
Estimados amigos/amigas*

A Frente Brasil Popular foi procurada pelos companheiros/as dirigentes da ASSOCIAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO BDNES, que reúne os dois mil funcionários da instituição, preocupados com o desmonte que o governo golpista está promovendo no Banco.

O BNDES  já enviou  ao redor de 100 bilhões de reais, durante o ano de 2017, ao TESOURO NACIONAL, que  lamentavelmente serviu apenas de caixa para que os golpistas repassassem esses recursos  para pagamento dos juros dos credores da dívida pública interna, que são na maioria, bancos ou famílias muito ricas.

Agora, o governo golpista esta exigindo mais 130 bilhões a serem repassados durante o ano de 2018. Isso liquidaria definitivamente o banco, e impediria, como já esta acontecendo de conceder qualquer empréstimo, para financiar projetos de desenvolvimento, que é a vocação do banco.

A imprensa tem registrado que até o PRESIDENTE DO BNDES  está incomodo e não concorda com a medida.

Os funcionários  vem denunciando a situação em artigos, entrevistas etc.

Além das denúncias, eles propõem que no maior número possível de cidades e capitais,  pessoas, personalidades e entidades entrassem com AÇÕES POPULARES para questionar a medida.

Em anexo, segue um parecer jurídico, do jurista  Ricardo Lodi,  dando argumentos para a necessidade de ações populares, e há um modelo de ação popular.

Recomendamos pois, que em sua cidade, capital, etc… vejam a possibilidade de entidades, juristas, advogados, professores, economistas, etc. entrarem com ações junto à justiça federal, seguindo o modelo anexo. Quanto mais ações populares maior a pressão sobre o governo.

Espero que todos possam ser solidários, contra o desmonte de um patrimônio que é de todo povo brasileiro, e não podemos deixar que esses vendilhões, destruam esse patrimônio em tão pouco tempo. O Sr. Meirelles que volte para seu Banco de Boston, de onde nunca deveria ter saído. E o sr., Temer, algum dia responderá nos tribunais as graves denúncias das quais é responsável.

A medida que foram impetrando as medidas, favor manter informado os companheiros/as da AFBNDES.

Saudações.

*João Pedro Stédile