Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Seminário Internacional: Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida

Segunda, 6 de novembro de 2017
https://www.sympla.com.br/seminario-internacional-esquema-financeiro-fraudulento-e-sistema-da-divida__199819


Da Auditoria Cidadã da Dívida

Conselho Federal de Contabilidade - Brasília, DF
08 de novembro de 2017, 09h-22h

Descrição do evento


O Seminário Internacional tem por objetivo reunir especialistas, acadêmicos, juristas, políticos e militantes  para analisar a atuação do Sistema da Dívida no Brasil e em outros países da Europa e América Latina, com foco na atuação dos recentes mecanismos financeiros perversos que aprofundam a financeirização e provocam simultaneamente a geração de dívida, o sequestro de arrecadação e o seu desvio ao setor financeiro, a fim de lançar luz sobre o tema e articular ações concretas em âmbito nacional e internacional nos diversos campos – jurídico, legislativo, acadêmico, social e político - visando popularizar o conhecimento desses mecanismos e combatê-los.

O seminário priorizará a análise do esquema financeiro que está sendo implementado em diversos estados e municípios no Brasil, sob a propaganda de “securitização de créditos” recebíveis, tributários e não tributários, devido aos graves danos ao Estado e à sociedade, como pode ser visto no vídeo disponível em https://goo.gl/vo9Bys e também no folheto disponível em https://goo.gl/NScngN.

PROGRAMA:

Dia 7 de novembro de 2017 – 9 às 13 horas - Audiência Pública no Senado FederalComissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa 

(Não será necessária inscrição prévia, chegar 1 hora antes para credenciamento na portaria do Senado Federal, Anexo II)

Dia 8 de novembro de 2017 - Seminário Internacional: Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida - Criação de “Estatais não Dependentes” para securitizar Dívida Ativa e lesar a sociedade

Local: Auditório do Conselho Federal de Contabilidade - CFC 

(Necessária inscrição prévia, gratuita. Pede-se 1kg de alimento não perecível, que será doado a famílias carentes do lixão da Estrutural no Distrito Federal) 

8 às 9 horas - Credenciamento 

Painel I – 9 às 12 horas - O Sistema da Dívida na Europa e na América Latina e o aprofundamento do processo de Financeirização Mundial

Palestrantes: 

Raquel Varela (Historiadora, Investigadora e Professora Universitária. UFF-PPGH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal e IISH Amesterdã. É fundadora da Rede de Estudos Globais do Trabalho - Portugal)
 
Ladislau Dowbor (Economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”- Brasil)
 
Maria de Lourdes Mollo (Graduada em Economia, Mestre pela UnB, Doutora em Economia pela Universidade de Paris-X, na área de Finanças, Moeda e Bancos, e Profª. Titular do Departamento de Economia e Pesquisadora do CNPq. - Brasil)
 
Patrícia Miranda (Latindadd Jubileo  - Bolívia)
 
Camila Galindo Martinez (Estudante de Direito e Mestranda em Direito Administrativo na Universidade Nacional da Colômbia. Membro da CADTM Colômbia e da Plataforma Cidadã para a Auditoria da Dívida na Colômbia “En Deuda con los Derechos”. Especialista em financeirização, globalização e Dívida como ferramenta de desapropriação. - Colômbia)
 
Sergio Arelovich (Professor de Teoria Econômica da Faculdade de Letras e Artes da UNR. Coord. da Equipe de Investigação Consultiva Econômica da Associação Bancária da República Argentina 'trabalhadores do setor bancário'. - Argentina)

Coordenação da Mesa: Felipe Coelho (Administrador pela PUC-RJ e Pós-graduado em Marketing pela FGV-RJ. Foi sócio do estrategia88.com e Coordenador do srzd.com. Atualmente é um dos realizadores do youtube.com/vivaroda. Canal VivaRoda) 

Painel II – 14 às 17 horas - Esquema Financeiro Fraudulento e a criação de “Estatais não Dependentes” para securitizar créditos. Estudo de Caso: PBH Ativos S/A, alvo de importante CPI da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Palestrantes: 

Zoe Konstantopoulou  advogada e política grega que atuou como presidente do Parlamento Helénico em 2015. Foi dela a iniciativa de criar uma comissão para realizar uma auditoria da dívida da Grécia - Grécia)
 
Hugo Arias (Doutor em História (PhD) e Mestre em Economia Pública e Planificação pela Université de Paris. Coordenador Geral do Jubileo 2000 Red Equador. Ex presidente da LATINDADD. Ex membro da Comissão de Auditoria da Dívida Pública do Equador (2007-2008) - Equador)
 
Maria Lucia Fattorelli (Administradora e contadora, especialista em administração tributária, auditora fiscal aposentada da Receita Federal do Brasil. Foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Externa Equatoriana (2007-2008). Atuou como Assessora Técnica da CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados Federais em Brasília (2009-2010) e foi integrante da Comissão Internacional que investigou a Dívida Pública Grega (2015). Atualmente é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida. - Brasil)
 
Roberto Piscitelli (Professor da Universidade de Brasília, na área de Finanças Públicas. Graduado em Economia e Contabilidade, Mestre em Administração. Cofecon - Brasil)
 
Joaquim de Alencar Bezerra Filho (Contador, empresário e pós-graduado em Auditoria e em Contabilidade. Atualmente, é conselheiro do CFC, onde ocupa a Vice-Presidência de Política Institucional e coordena o Projeto Jovens Lideranças Contábeis em nível nacional. - Brasil)
 
Michael Roberts (Economista financeiro em Londres. Formado em economia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido e mestre em economia pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Apresentou trabalhos na American Economics Association e publicou em várias revistas econômicas - Reino Unido)

Coordenação da Mesa: Felipe Pena (Jornalista "Jornadas Literárias de Passo Fundo" e Professor da Universidade Federal Fluminense)

Painel III – 19 às 22 horas - Abordagem jurídica com foco na análise dos novos mecanismos financeiros geradores de dívida pública. Impactos socioambientais do Sistema da Dívida

Palestrantes: 

Adrián Falco (Fundación SES - Argentina)
 
Ramiro Chimuris (CADTM - Uruguai)
 
Antônio Gomes de Vasconcelos (Prof. Adjunto Faculdade de Direito da UFMG; Coordenador do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça; Juiz do Trabalho -Titular da 45a. Vara do Trabalho de Belo Horizonte - Brasil)
 
Samuel Pinheiro Guimarães (Diplomata brasileiro. Mestre em economia pela Boston University. Foi secretário-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores de 2003 até 2009, tendo sucedido Osmar Vladimir Chohfi. E em 2009 foi empossado como ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). Em 2011, o embaixador foi designado Alto-Representante Geral do Mercosul - Brasil)
 
Franklin Rodrigues da Costa (Subprocurador-Geral da República com atuação no Superior Tribunal de Justiça. Integrante da 3a. Câmara de Coordenação e Revisão do MPF - Defesa da Concorrência e Agências Reguladoras. Integrante do Grupo de Trabalho sobre Transportes da 3a. CCR do MPF. Membro do CEBRAMAR. Membro do IDCB - Brasil)
 
Thais Riedel (Sócia da Advocacia Riedel, Profª. de Direito do Trabalho e Previdenciário na Graduação do curso de Direito do UNICEUB, Presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/DF, Vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB - Conselho Federal - Brasil)

Coordenação da Mesa: Luiza Sarmento (Jornalista e Influenciadora Digital, nas áreas de sustentabilidade, consumo consciente e simplicidade voluntária. Atualmente se dedica ao seu canal Mais Orgânica, no instagram, youtube e facebook, e também é mediadora, nos assuntos de comportamento, do Canal Viva Roda, no youtube

Durante a programação do seminário teremos o lançamento de livros.

Será fornecido CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO (10 horas)

Dia 9 de novembro de 2017 – Evento Interno para definição de estratégias. Restrito à participação das entidades apoiadoras, palestrantes e integrantes da Auditoria Cidadã da Dívida.