Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Parque Urbano e Vivencial: Nota de repúdio às ações desenvolvidas pelo governo do DF sem consulta à população do Gama

Quinta, 13 de outubro de 2016
Fonte: Portal Gama Cidadão 

NOTA DE REPÚDIO


Ao PL 1252/2016.


NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SEM CONSULTAR A POPULAÇÃO DO GAMA/DF.


 As entidades, instituições, representações parlamentares, e indivíduos abaixo representados vem a público repudiar o descaso com que o GOVERNO DO DF está tratando as questões relacionadas ao Meio Ambiente.

Senhor Governador, entendemos que determinadas ações desenvolvidas em relação ao destino do Parque Urbano e Vivencial do Gama não podem ser justificadas por ignorância ou falta de conhecimento por parte de Vossa Senhoria, vez que, o seu cargo não permite a investida em aventuras sem a mínima base legal.

Preservando questões de valores éticos e morais, Vossa Excelência deve respeitar os compromissos de campanha assumidos com a comunidade, dentre eles a atuação incisiva da Secretaria de Meio Ambiente, em nossa Região Administrativa, a qual se encontra inerte, uma vez que, o abandono dos Parques, resultando em invasões de Áreas de Preservação Ambiental é latente, denotando assim a ineficiência de Gestão por esta pasta, a qual, encarregada de formalização da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, criada pelo Legislativo, segue engavetada, isso,  apesar dos insistentes pedidos da comunidade para que haja celeridade.

O Projeto de Lei nº 1252/2016, apresentado por Vossa Senhoria no dia 31/08/2016, à CLDF é um exemplo de ineficiência deste Governo, na medida que coloca a área do Parque Urbano e Vivencial do Gama Norte como produto de barganha, sem a análise do impacto ambiental que surgiria fatalmente com a especulação imobiliária de tal área.

É fato estarrecedor que Vossa Excelência colocou a área do Parque Urbano e Vivencial do Gama como parte de pagamento de dívidas do presente e anteriores governos no valor de R$ 186.000.000,00 (cento e oitenta e seis milhões). Que, o PL 1252/2016, encaminhado por Vossa Excelência fere de morte o futuro de nossas gerações, pois pede a aprovação da CLDF de um projeto de lei, onde a Terracap deveria repassar, a título de doação, a área do Parque, com o fito de ao final incorporá-lo ao patrimônio do IPREV/DF – Instituto de Previdência dos Servidores do DF,  o qual, juntamente com a TERRACAP se encarregaria de gestar, alienar, obter licença e desenvolver planos de negócios para o nosso Parque que fatalmente seria vítima da famigerada especulação imobiliária.

O GAMA através de suas entidade sociais, que ora assinam este documento, vem através desta NOTA DE REPÚDIO demonstrar que a população do Gama não concorda com a ineficiência e falta de respeito para com o nosso PUVG – Parque Urbano e Vivencial do Gama, área pública, de interesse público e não privado.

Por essas razões a comunidade vem a público repudiar a sua investida em querer pagar dívidas do governo entregando para a especulação imobiliária o nosso Parque Urbano, área de tamanha relevância ambiental para o Gama e sua população.

É fato que o nosso Parque não suportaria a sanha de um adensamento populacional, as suas características naturais se encontra explicita na própria fisionomia da área, onde há buritizais, minas d’água e campos de murundus que não permitem dúvidas como sendo de relevante interesse ecológico, protegida por lei, cabendo sua destinação ao amplo uso da população à educação ambiental.

Outrossim, solicitamos a imediata implementação do programa de educação ambiental debatido exaustivamente e aprovado em seminário no dia 29 de junho de 2016 em parceria com IFB Instituto Federal Brasileiro e GRE – Gerencia Regional de Ensino, com ampla participação e representação da sociedade – como medida preventiva - para que fatos como os aqui relatados e combatidos não tornem a acontecer vez que, acionado pelas instituições abaixo, este Governo recuou.


  • Conselho Comunitário do Setor Norte do Gama – CCSNG
  • Fórum Comunitário do Gama – FComGama
  • Instituto Banca de Poetas – IBP
  • Movimento Acorda Gama
  • Liga Esportiva do Gama
  • OAB Gama
  • Associação dos Moradores e Produtores do Núcleo Rural Engenho no Gama
  • Orquestra Cordas do Gama
  • ONG Gama Verde
  • RAVE. Revolução Aqui Vem dos Estudantes
  • Portal de Notícias e Cidadania Gama Cidadão – PNCGC – www.gamacidadao.com.br
  • Blog Gama Livre – www.gamalivre.com.br
  • Blog do Arretadinho – www.blogdoarretadinho.blogspot.com
  • Representações parlamentar: Wasny de Roure, Chico Leite, Joe Valle e Laerte Bessa
  • Representações partidárias: PC do B, PPS, PSB, PDT, PT e Rede Sustentabilidade


    FOTOS DO PARQUE.
  • Taciano, blog Gama Livre.

  • Israel Carvalho, Gama Cidadão.

  • Joaquim Dantas, Blog do Arretadinho. 
  •