Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Debate de candidatos-produto é a quintessência da chatice

Quarta, 15 de outubro de 2014
Do Blog Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti 
 
Certa vez, no auge de Hollywood, um grande escritor foi convidado a criar o roteiro de um filme. Como não estivesse familiarizado com a chamada sétima arte, pediu para os produtores lhe mostrarem uma fita que desse boa noção de sua tarefa. Foi, começou a assistir... e logo saiu correndo, horrorizado com a mediocridade do cinema comercial. 
 
É o que tenho vontade de fazer sempre que assisto a um debate eleitoral da era dos candidatos-produto, exaustivamente adestrados por uma legião de marqueteiros para darem as respostas que melhor cumpram a função de bajular eleitores, a partir de toneladas de pesquisas qualitativas encomendadas sobre as reações dos vários segmentos da população a cada tema.